Xerox agrega inteligência a outsourcing de impressão em parceria com Cisco e McAfee

Author Photo
9:00 am - 18 de março de 2014

O mercado de tecnologia passa pelo processo de agregar valor às ofertas como forma de reverter as baixas margens em um ambiente onde o hardware puro e simples é encarado como commodity. E foi com base neste movimento que a Xerox apresentou a seus parceiros na última semana, durante encontro realizado em São Paulo, uma plataforma de inteligência para seu sistema de outsourcing de impressão, em parceria com a Cisco e a McAfee.

Assine a newsletter da CRN.com.br

Siga a CRN.com.br no Twitter

Curta a Fan Page da CRN.com.br

O ConnectKey engloba necessidades de segurança e gestão com o fortalecimento da consumerização e Byod (sigla em inglês para prática de Traga seu próprio dispositivo). O sistema permite aos usuários digitalizar e fazer upload de documentos diretamente para armazenamentos em nuvem. A impressão ocorre com garantias de segurança.

Ao todo, 16 multifuncionais terão o recurso ? incluindo equipamentos das novas séries WorkCentre® 5800 e 7800 ? que já contam com as funcionalidades do pacote de segurança McAfee. Adicionalmente, os multifuncionais contam com uma camada adicional de segurança a partir da tecnologia TrustSec, da Cisco, que protege o tráfego de dados de e para o equipamento.

Com a nova estratégia, o diretor executivo da companhia, Márcio Mattos, vê um espaço para o canal da companhia evoluir sua oferta para um modelo mais consultivo. ?Não é uma obrigação, cabe ao canal decidir se quer. Mas é uma oportunidade?, contou à CRN Brasil. ?Quando você resolve o problema de alguém, dificilmente ele vai lutar por centavos. Sai um pouco da competição de preço e se diferencia pela oferta?, frisou.

A empresa iniciou sua estratégia de canais em 2009, e hoje já vê 100% de seu faturamento vindo de parceiros. Em março de 2012 a empresa lançou uma gerência de marketing local, cargo ocupado por Ticiana Galeão Neves. A executiva vê ainda algumas melhorias que devem ser feitas no relacionamento da companhia com seu ecossistema. Uma delas é deixar claro que parceiro a divisão interna de atendimento, separada entre produtos para escritório e equipamentos de maior parte, dedicado a gráficas. ?Nossa equipe interna de vendas ainda são separadas. Mas para o parceiro tem que ser transparente?, pontuou.

A companhia possui sete distribuidores parceiros: Ingram Micro, SND, Pauta, Martins, Move1, Agis e Golden. Há ainda cerca de 30 que compram diretamente. A fabricante também lançou recentemente um programa de recompensas aos funcionários do canal: os vendedores criam um ambiente no site e cadastram suas vendas. Quanto mais comercializações, mais pontos. O resultado são prêmios, como iPads, vale-presentes e viagens.  ?Já temos um fundo cooperado, que fica em torno de 1,5% das vendas do canal para verba de marketing e também o programa de rebate, que varia de 1% a 1,5% em desconto nas próximas compras?, explicou Ticiana. A ideia, portanto, é engajar todos os elos que compõem o processo de venda ao cliente final.

Futuro

A companhia busca direcionar seu futuro no crescimento de duas ofertas principalmente entre o mercado de pequenas e médias empresas. ?O SMB e a mais transacional e está migrando para serviços gerenciados de impressão [MPS, da sigla em inglês]?, pontuou Mattos.

A companhia, assim como as demais de todos os setores de TI, também tem como objetivo expandir sua atuação em agregar parceiros das regiões Norte e Nordeste, que são as meninas dos olhos das companhias em termos de crescimento.

Saiba mais:

Xerox tem nova área para canais

Canais de outsourcing expandem presença da Xerox no mercado

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.