Interação com contribuintes pelos dispositivos móveis

Cláudia Maria de Andrade, coordenadora-geral de TI da Receita Federal, é destaque do Prêmio IT Leaders 2014 da categoria Governo.

Author Photo
12:05 am - 17 de outubro de 2014

Da mesma forma que inovou na década de 90 com as declarações de imposto de renda de pessoa física pela web, abolindo o papel, a Receita Federal se prepara para dar um novo salto tecnológico com a migração das aplicações para os dispositivos móveis.

“Estamos vivendo uma revolução das mídias e a mudança é muito veloz”, constata Cláudia Maria de Andrade, coordenadora-geral de TI do órgão, destacando a necessidade de modernização para oferecer atendimento similar ao contribuinte pelo smartphone ou tablets.

Funcionária da Receita Federal há mais de 20 anos, Claudia assumiu o desafio de comandar a TI do Fisco Federal há cinco anos e diz conhecer bem esse terreno, apontando iniciativas do órgão para digitalização de processos com segurança para facilitar a vida dos contribuintes de pessoas física e jurídica.

Um exemplo disso é o projeto para desenvolvimento de aplicativos móveis, visando atender o cidadão de forma rápida, a qualquer tempo e lugar.

“O Aplicativo m-IRPF permite o envio de declarações de imposto de renda pessoa física, utilizando o serviço em nuvem, com sigilo, segurança e rapidez”, ressalta Cláudia, que conquistou o título de IT Leaders 2014 da categoria Governo.

FINALISTAS DA CATEGORIA

Marcelo José Oliveira Yared, Chefe da unidade de TI do Banco Central do Brasil; e Sandra Aparecida Dias, Coordenadora Geral de Tecnologia da Informação do Inmetro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.