5 dicas para quem quer trabalhar com análise de dados
Diretoras da edtech ITuring e da Loft dão indicações sobre como se capacitar para aproveitar as oportunidades de uma das áreas mais quentes do momento
A análise de dados desempenha um papel fundamental para a tomada de decisão e pode resultar em operações mais eficazes e assertivas. Por isso investir em capacitação nesta área pode ser uma boa ideia, considerando que a habilidade de analisar dados vai de encontro a uma demanda crescente por este tipo de profissional por parte do mercado.
“Aprender a analisar dados de maneira consistente é fundamental para qualquer profissional que queira dar um up na carreira. Com pensamento analítico é possível resolver problemas e comunicar insights para stakeholders de forma efetiva”, explica Denise Sakaragui, head da edtech ITuring.
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Para Ana Romeo, diretora de produto da Loft e instrutora do ITuring, os profissionais que trabalham nas áreas de produto, operação e marketing são os que mais deveriam investir nessa capacitação. Isso porque este conhecimento é muito importante para definição das estratégias, dos objetivos e das ações que serão feitas dentro da empresa. “Além disso, ajuda a medir o impacto, o que é fundamental para decisão de seguir ou não com alinhamentos anteriores”, pondera.
As duas especialistas dão cinco dicas para quem quer se capacitar em análise de dados.
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Experiência “recente”
É imprescindível ler, escutar, participar de eventos e fazer cursos atuais sobre o tema análise de dados. “Sugiro inserir um alerta do tema em seu email e filtrar as novidades das fontes mais recentes para debruçar”, recomenda Ana Romeo. Ela também destaca a importância de fazer networking com especialistas da área.
Nas Big Techs a experiência de anos de mercado não tem tanta importância quanto para as empresas mais tradicionais. “Não importa se você tem anos na área, o que realmente importa é se você se atualiza e tem estudado constantemente. As coisas mudam em uma velocidade muito mais rápida do que mudavam há cinco ou dez anos. Hoje, a velocidade dessas mudanças pode ser anual, trimestral, mensal ou até mesmo diária em alguns contextos”, complementa.
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Entenda sobre modelos de negócio
De acordo com Denise Sakaragui, ter conhecimento sobre as estruturas dos principais e mais modernos modelos de negócio ajuda a entender as diferenças no funcionamento e nas estratégias das empresas.
“Entender profundamente sobre o negócio que está inserido também é muito importante. Exemplo: se trabalha em um marketplace, como esse negócio monetiza? Quem é o cliente? Quais as fontes de receita? Quais os custos principais? Como é possível otimizar os custos? Quais as principais metas que o negócio poderia acompanhar para seguir um caminho positivo no longo prazo?”. Pensar sobre esses aspectos é imprescindível para ter uma visão macro e conseguir analisar pontos de relevância para o negócio.
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Saiba lidar bem com os problemas
Em tecnologia, os cenários mudam muito rápido e, com isso, problemas novos e ambíguos aparecem todos os dias. Assim, Denise destaca que a capacidade de resolver esses problemas de forma estruturada é uma habilidade muito poderosa, pois permite ao profissional ser mais assertivo no dia a dia, otimizando o seu trabalho.
“Primeiro, o ideal é haver uma pré-análise das hipóteses que fazem mais sentido e uma priorização daquelas que parecem mais promissoras. E o segundo aspecto, é que esse movimento vai acelerar as suas conclusões e facilitar a comunicação dos motivos pelos quais você e o seu time estão tomando determinadas decisões”, completa. Nesse sentido, ela analisa que é possível trazer mais horizontalidade para as conversas. O profissional pode se aproximar de níveis de senioridade diferentes com essa abordagem, por conta da comunicação ser estruturada, clara e baseada em dados e fatos.
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Una entendimento de negócios com a parte técnica de dados
Uma das grandes dores apontadas por gestores de times de diversas empresas na área da tecnologia, está relacionada à dificuldade de encontrar profissionais que consigam unir o entendimento de negócios com a parte analítica e técnica de manipulação de dados. “Não deve ser uma coisa ou outra e sim, uma junção desses dois aspectos. O profissional que consegue juntar essas duas partes do quebra-cabeça acaba se destacando, e muito, dentro das empresas”, afirma Denise, da ITuring.
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Cases para mostrar
Em uma contratação, mostrar que sabe o que está dizendo e fazer a empresa entender sua capacidade de uma maneira aplicada vale ouro. “Por isso, durante seus estudos, simule, monte um portfólio e resolva de fato algo com a teoria que consumiu. Por isso, quando o assunto é curso, metodologia por projetos é muito bom”, aconselha Ana Romeo, da Loft.
“Isto é tão, mas tão importante, que é um dos motivos que me aproximaram do ITuring. Normalmente, a maioria dos candidatos acabam sendo recusados pela falta dessas habilidades, seja ela analítica ou de resolução de problemas. Não é fácil, eu mesma tenho passado por uma batalha constante para achar candidatos com essas habilidades. Resolvi ajudar na capacitação desses profissionais para obter talentos mais preparados. Afinal, por a mão na massa é fundamental para qualquer capacitação 360”, conclui.