4 dicas para se tornar um profissional imprescindível para uma empresa
Tem como se manter atualizado com tanta coisa nova sendo lançada?

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, certo? E como mergulhar nas organizações e absorver esse mar de tecnologia? Tem como manter-se atualizado com tanta coisa nova sendo lançada? Essas são algumas das incertezas que os profissionais têm com relação a instabilidades em suas empresas e às mudanças que a tecnologia traz como a substituição do homem pela máquina, processo que está cada vez mais eficaz e inteligente.
Muitas dessas questões refletem profissionais ansiosos, preocupados em não perder seus cargos para outro profissional mais capacitado, jovem ou mesmo pela própria tecnologia. Mas qual seria a saída para sobreviver ao atual momento do mercado de trabalho? A seguir veja 4 dicas imprescindíveis para a sobrevivência profissional, nos dias de hoje.
- Esteja sempre atualizado: a internet oferece inúmeras possibilidades de conhecimento e cursos on-line. Sim, só não estuda quem não quer. O mundo está aberto para qualquer profissional se capacitar com alta qualidade e manter-se atualizado sempre.
- Invista na melhoria do perfil comportamental: além de estudar o que mais um profissional poderia conhecer para ser imprescindível na empresa em que atua? Hoje os “soft skills” ou perfil comportamental são tão importantes quanto conhecimento técnico.
- Tenha uma ótima comunicação: as empresas optam por um profissional com algumas competências como: bom relacionamento interpessoal, aberto à inovação, ótima comunicação, atitude proativa, dinâmico, autodidata, um profissional que seja também relacional. O motivo? Já se perguntaram? A resposta é simples: o advento da tecnologia agrega cada vez mais as áreas de negócio, exigindo mais comunicação e relacionamento, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos entre as áreas de negócio. Essa nova dinâmica de trabalho exige um entendimento de outros processos da empresa e seus impactos. Isso mesmo! O mundo está em constante evolução é as áreas estão se fundindo. Então, se você quer se tornar um profissional imprescindível? Aprenda a se comunicar.
- Conheça outras áreas da empresa: entenda que a empresa em que está atuando não é somente sua área, mas os processos que transitam por ela. Entenda o cenário atual, como a empresa irá crescer e auxilie na melhoria dos processos, de forma clara, comunicativa e vá além. Assim, você conhecerá não só a sua função, mas os processos da organização que são imprescindíveis para a melhoria contínua de qualquer empresa. Apresente novas ideias, sugestões e, é claro, sempre fique atento às novas tecnologias.
*Por Christina Curcio, doutora em Business Administration pela Florida Christian University, EUA. Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia pela UFPR, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e especialista em Redes e Sistemas Distribuídos pela UP e Bacharel em Informática pela UP. Professora e autora dos livros: “Sistema de Informação Gerencial, Qualidade” e “Usabillidade de Software”. Experiência profissional de 21 anos em TI, adquirida em empresas como Nissan, Grupo Barigüi, American Axle Manufacturing e Grupo Positivo. Gerenciou projetos de grande porte como implementação de ERP´s e CRM´s: SAP, TOTVS, Microsoft AX, Oracle EBS e Sistemas Microsoft CRM e Salesforce. Atuou como gestora de equipes multidisciplinares e de desenvolvimento de ambientes web. Experiência com linguagens e ferramentas de desenvolvimento e modelagem de processos. Conhecimento em sistemas de TI destinados a usuários finais, segmento fabril e financeiro, gestão pública, ERP, sistemas embarcados, telecom e móveis. Experiência em infraestrutura em produtos e serviços de TI, atuando com clientes de médio e grande porte, trabalhando com licitações de projetos de tecnologia da informação nas áreas públicas e privadas.