3 dicas para escolher o candidato ideal para sua empresa
Afinal, quais critérios é preciso levar em conta? Confira recomendações
O processo de escolha de candidatos para vagas em aberto é um dos maiores desafios para empreendedores. Afinal, quais critérios é preciso levar em conta?
Algumas dicas são fundamentais para escolher o candidato ideal para as vagas que a empresa pretende preencher. Para João Roncati, diretor geral da People+Strategy, o principal passo é considerar que o candidato que aparece com todas as qualificações “dos sonhos” no perfil nem sempre é aquele que conseguirá se encaixar com a proposta da empresa.
O especialista comenta que o candidato precisa estar aliado à cultura do negócio. “Há um senso entre os empreendedores de que aquele que frequentou a melhor faculdade ou teve a melhor experiência será, invariavelmente, o funcionário perfeito. Precisamos desmistificar esse critério”, destacou.
Roncati considera que 2019 será um reflexo dos ajustes internos feitos em 2018 e nos outros anos. “Por essa razão, é preciso que cada empresário tenha ao seu lado funcionários excelentes, qualificados e que sejam mais que um currículo cheio. É preciso, de fato, escolher quem está predisposto a incorporar a missão e a visão do negócio.”
O que levar em conta para contratar? Roncati listou três principais dicas:
Estar atento ao perfil do candidato: ele tem a ver com o da organização?
Depois de rastrear os candidatos que têm mais afinidade com a vaga, entender qual é o perfil dele e se há semelhança com a cultura da empresa é o segundo “pente fino” da contratação ideal. Esse é princípio do “fitculture”, um conceito cada vez mais usado no mundo corporativo: se o candidato não tem o “encaixe” certo com a cultura organizacional, é hora de ver mais opções.
Aproveite a tecnologia para ir atrás do candidato mais eficiente
Redes como o LinkedIn, grupos de interessados por um mesmo assunto ou setor de atuação da sua empresa e portfólios on-line são ferramentas que ajudam no processo de recrutamento de novos colaboradores. Se você ainda não usa esses recursos para selecionar os novos funcionários, esta é a hora de explorá-los.
Não deixe de olhar para dentro da empresa
Por vezes, as responsabilidades que um funcionário tem estão aquém do compromisso que ele já tem com a empresa. Esteja atento aos talentos que você já possui dentro da organização. Um novo ano é o período perfeito para reconhecê-los.