Zumbi dos Palmares e Ericsson firmam parceria para formação de jovens negros
Iniciativa quer capacitar afro-brasileiros com habilidades digitais. Acordo prevê criação de laboratório digital
A fabricante sueca de equipamentos de rede Ericsson (NASDAQ: ERIC) e a Universidade Zumbi dos Palmares anunciaram uma parceria para capacitar jovens afro-brasileiros com habilidades digitais. Também foi anunciada a criação de um Laboratório Digital nas instalações da universidade na capital paulista.
O acordo passou a valer em 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra.
Alunos e professores da Universidade Zumbi dos Palmares farão parte do “Programa Ericsson Digital Lab”, que tem como objetivo desenvolver competências e habilidades digitais, além de preparar jovens para futuros desafios profissionais. A capacitação também pretende reduzir lacunas digitais e desigualdades raciais.
“A parceria com a Ericsson certamente vai gerar mais oportunidades profissionais e levará esses jovens em direção ao futuro, à medida universidade.”, diz José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.
O programa concentra-se na orientação e treinamento de jovens entre 16 e 18 anos, especialmente em capacidades e ferramentas essenciais para o século 21. A implementação está dividida em duas fases: a primeira oferece cursos básicos de informática e audiovisual e, em seguida, incluirá robótica e cursos de programação.
Os professores da Universidade também serão beneficiados com a formação em competências técnicas e comportamentais.
Laboratório
A parceria também inclui a implantação de um laboratório digital localizado nas dependências da universidade, com infraestrutura e materiais necessários para a execução do programa. “O laboratório digital não será exclusivo para este projeto, e isso pode alavancar a carreira e a experiência dos estudantes da faculdade já que também será utilizado para outros cursos técnicos”, ressalta Edvaldo Santos, líder do pilar de etnias no programa de diversidade e inclusão da Ericsson para o Cone Sul da América Latina.
A implantação impactará diretamente 80 alunos, e potencialmente 1.600 alunos que a Zumbi dos Palmares recebe por ano.