Yaman apresenta no IT Forum 2019, o Mind-Blowing Customer Experience
Mais do que um conceito, o time da Yaman soma casos de sucesso em qualidade de aplicações que impactam diretamente na experiência dos clientes finais
Alinhada com a crescente evolução da era digital, a Yaman, uma das principais consultorias de qualidade para aplicações no Brasil, destaca uma experiência extraordinária do cliente (Mind-Blowing Customer Experience) como fator fundamental na sobrevivência de empresas que miram seus negócios em qualquer etapa de uma jornada digital e/ou de compra, no IT Forum 2019. “Proporcionar ao cliente uma experiência incrível no ato da compra, além de conferir ao negócio credibilidade, garante ao cliente final, felicidade e retorno garantido, por isso aplicações com qualidade é mandatório na escala de resultados, aumento de faturamento e competitividade”, explica Andrey Coelho, CEO da Yaman.
A Yaman, desenha a estratégia para cada empresa e tipo de negócio, mas sempre com foco no cliente final e busca junto ao seu time, a implementação de soluções que não impactam na rotina dos negócios, de forma simples e objetiva, independente da complexidade ou necessidades, tais como, estabilidade, agilidade, qualidade, velocidade, entre outros fatores, comuns para uma TI eficiente.
Segundo informa o CEO da Yaman, a percepção do Mind-Blowing Customer Experience no que tange aplicações e jornadas digitais está diretamente atrelada a ter aplicações testadas com qualidade, disponíveis 24/7, e sem brechas de segurança. Boa parte dos líderes de mercado já entenderam isto, o grande desafio para empresas tradicionais é conseguir entregar continuamente estas experiências para os seus competidores de maneira rápida, como algumas startups vêm fazendo, sem comprometer a experiência dos seus clientes com falta de qualidade e sem extrapolar o budget por falta de eficiência no processo de desenvolvimento e teste. Afonso Acauan – Diretor de Estratégia da Yaman, alerta que existe solução “Atualmente, todo processo ou atividade que pode ser automatizada, já deveria estar automatizada, e isto também é valido para testes de qualidade.
Acreditamos na cultura DevSecOps, que para ser bem-sucedida envolve avaliação e testes contínuos durante toda a jornada das aplicações, dos requisitos até a produção (ambiente onde a aplicação é utilizada pelos clientes) para, de fato, garantir aplicações de alta qualidade, explica o executivo.”
Na prática
A rede Oscar Calçados, há 30 anos no mercado nacional e com 26 lojas é um exemplo de estratégia bem desenhada pelo time da Yaman. A empresa contratou os serviços da consultoria de qualidade de aplicações para remover gargalos de TI e acelerar as aplicações que impactavam nas transações de pagamentos, proporcionando ao cliente uma experiência satisfatória em toda a jornada de compra.
A rede de lojas enfrentava dificuldades com instabilidade do sistema e impacto direto nas operações dos Caixas. “O sistema ficava muito lento ou indisponível, o que gerava desconforto aos nossos clientes e até cancelamento das compras, porque a aplicação não respondia. Todo dia era necessário reiniciar o sistema da rede”, conta Nei Ribeiro, gerente de TI da Oscar Calçados.
A Yaman fez uma busca sistemática pela raiz do problema, estabelecendo procedimentos de qualidade para análise, diagnóstico e correções das aplicações. Nei Ribeiro, informa, que após implementar as correções necessárias, as aplicações de acesso aos bancos estão funcionando com alto desempenho e os ganhos atuais são visualizados diariamente pelos painéis de monitoramento de TI da rede.
Já no Banco Votorantim, a Yaman implementou a sua nova plataforma de predição com tecnologia cognitiva de Machine Learning (ML), bots e analytics – Predictor – na área de Capacity Planning. Em pouco mais de 12 meses de funcionamento, a solução aumentou a eficiência da área de capacidade de TI. Apenas em atividades de predição de reclaim de storage, a solução identificou arquivos alocados e o quanto realmente estavam em utilização, regenerando a capacidade de armazenamento dos servidores storage, contribuindo com redução de custos para a instituição.
Durante o processo de implementação, o desafio do time Yaman, foi coletar cerca de três anos de base da história, transferir para a plataforma de predição e cruzar os dados, considerando a capacidade da infraestrutura de TI do Banco Votorantim. “Por meio do ML da plataforma, calibramos o modelo ao nosso negócio e, atualmente, obtemos um posicionamento diário da capacidade de infraestrutura de TI, com visualização online de tudo o que está ocorrendo no ambiente de TI. Com o Predictor, temos a visão da saúde de TI e do negócio em tempo real. Reduzimos esforço com a eliminação do trabalho operacional de forma manual, para podermos nos dedicar a auxiliar o negócio do Banco Votorantim como um todo”, assinala Marcelo Maylinch, head of IT Infrastructure do Banco Votorantim.