XP Inc. adota trabalho remoto até final do ano e estuda liberar modalidade de forma permanente
A XP Inc. anunciou nesta semana que estenderá a prática do home office até, pelo menos, ao final do ano – com o prazo, segundo a companhia, podendo ser ampliado permanentemente. O anúncio da XP segue posição semelhante feito pelo Twitter que liberou grande maioria dos funcionários para trabalho remoto “para sempre”. As medidas refletem a contribuição das companhias para conter o avanço do coronavírus.
De acordo com comunicado da XP, o objetivo é ter praticamente todos os seus 2.700 colaboradores diretos podendo trabalhar remotamente. “A medida torna a XP a primeira grande empresa no Brasil a adotar essa nova forma de trabalho como uma opção para todos os seus colaboradores”, destacou em nota à imprensa.
Guilherme Sant’Anna, sócio e responsável pela área de Gente & Gestão da XP Inc, também reflete como a nova realidade aponta para mudanças dos tradicionais espaços físicos. “As medidas serão adotadas de acordo com a conveniência e necessidade de todos, a fim de assegurar a melhor adaptação ao novo modelo”, explicou. “Já somos uma empresa 100% digital, sem a dependência de o cliente nos visitar em uma ‘agência’. Seguiremos com presença nas principais cidades do Brasil, por meio dos agentes autônomos parceiros, além dos escritórios nos principais centros financeiros do mundo”, completou ressaltando que a medida traria mais sustentabilidade dado a redução de deslocamentos e viagens. “Será transformacional em todos os aspectos”, disse.
Produtividade e satisfação do colaborador
Segundo a XP Inc., a decisão foi baseada em estudos internos e pesquisas de satisfação com os colaboradores e clientes. Os números mostraram que o trabalho remoto é eficaz e eficiente na condução dos negócios da companhia, seja em termos de qualidade de vida, sustentabilidade ou performance. A empresa diz que durante a quarentena, houve melhora dos índices de satisfação dos funcionários e dos clientes, medidos pelos indicadores ENPS (Employee Net Promoter Score) e NPS (Net Promoter Score), respectivamente.
No futuro, a empresa diz que estuda transformar os escritórios atuais em escritórios-conceito, que servirão de apoio para demandas específicas de treinamentos de colaboradores, dinâmicas presenciais, recepção e clientes e parceiros, entre outras. “E a tendência, agora, é não termos mais espaço ocupado por estações de trabalho fixas na XP. Temos os próximos meses para definir o novo modelo de trabalho que, com certeza, será melhor para os nossos colaboradores”, destaca Sant’Anna.
A XP ainda afirma que deverá contratar este ano cerca de 600 profissionais em diversas áreas, principalmente em tecnologia.