Windows 8: saiba como funciona o touch da plataforma

Author Photo
2:32 pm - 02 de abril de 2012

A Microsoft disse que trabalha juntamente com os fabricantes de hardware para oferecer PCs e tablets Windows 8 com melhor desempenho da tela de toque. Entre algumas melhorias, o fabricante de software diz que busca garantir que o sistema ofereça fidelidade ao toque e que não se deteriore nas margens da tela.

“O objetivo principal na linguem de toque é facilitar o uso e garantir a confiança do usuário”, afirmaram Jerry Koh e Jeff Piira, gerentes da equipe de interação da plataforma da Microsoft, em uma postagem de blog.

Koh e Pirra disseram que, apesar do Windows 8 ser bem executado em computadores de toque construídos para o Windows 7, as características únicas da nova plataforma significam que  é exigido um hardware específico para que a experiência de toque seja completa.

Mais importante ainda, o Windows 8 é executado na interface Metro que dispensa o uso do botão de inicialização e em vez disso, dá acesso aos usuários por meio de funções que a empresa chama de barra Charms. Para acessar o Charms, que apresenta opções de compartilhamento, Pesquisa, Configuração, Inicializar e Dispositivo, o usuário precisa deslizar ao canto direito da tela.

Para garantir que os fabricantes façam aparelhos que ofereçam desempenho consistente com o SO, a Microsoft está habilitando todos os projetos dos fabricantes antes de serem aprovados para a venda.

Koh e Pirra observaram que no sistema Windows 8, os apps de tela cheia poderão tirar vantagem de todos os pixels enquanto ainda permite que o usuários iniciem a barra Charms ao deslizar na beirada da tela. Com o Windows 7, a empresa criou um buffer de 20 pixels para deslizar pelas beiradas que não está disponível para apps.

O Windows 8 também oferecerá mais pontos de toque que o Windows 7, o que é bom tanto para desenvolvedores quando usuários. O Windows 8 dará suporte para gestos com até os cinco dedos.

A empresa não confirmou a data de lançamento do novo SO, mas alguns fabricantes de hardware deram dicas que seu lançamento será mais cedo que o previsto – que seria em outubro.

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini

Saiba mais:

Nokia promete novidades em 2012 para desenvolvedores Symbian e Meego

Nokia está preparada, e tem dinheiro, para ajudar desenvolvedores, diz presidente

Windows 8 é o último grande sistema operacional a ser lançado

Windows 8: 4 pontos de risco para a Microsoft na transição

Microsoft depende de Nokia para fazer Windows 8 decolar


 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.