Conheça 10 termos para quem quer se inteirar no mundo do empreendedorismo
Vocabulário pode ser conhecido apenas para quem faz parte do setor e distanciar quem está interessado em abrir seu próprio negócio
Se tornar empreendedor é uma alternativa de participação de mercado que muitos estão optando, porém, a comunidade empreendedora possui um vocabulário próprio com termos que muitas vezes não são reconhecidos por pessoas que não são do ramo.
Veja os dez termos mais utilizados no dia a dia das startups e que futuros executivos podem incluir nem seu vocabulário de empreendedorismo:
Bootstrapping
É quando o próprio empreendedor arca com todos os gastos financeiros para começar a sua empresa sem a ajuda financeira de nenhum outro investidor.
Crowdfunding
Também é conhecido como financiamento coletivo e geralmente ocorre com o auxílio de plataformas especializadas, como as famosas “vaquinhas”, mas nesse caso quem entra com um valor para ajudar a startup pode ter alguns benefícios como testar os produtos oferecidos antes que ele vá para o mercado, por exemplo.
Escalabilidade
É uma característica imprescindível e o que denomina a empresa como startup. Um modelo de negócio escalável deve ser capaz de crescer de forma rápida, constante e efetiva, com o intuito de atender um mercado consumidor de massa ou um grande público.
Leia também: 9 dicas para combater o estresse no trabalho
KPI
Key Performance Indicator ou Indicador de Chave de Desempenho mede o desempenho de todos os processos de uma empresa para colaborar com o cumprimento de suas métricas e objetivos para o futuro.
Networking
Nada mais é do que a rede de contatos e relacionamentos que os empreendedores conseguem manter com investidores, fornecedores e potenciais clientes, e quanto melhor o networking mais chances de sucesso o negócio pode ter.
Pitch
É uma apresentação realizada pelos empreendedores com o intuito de mostrar o problema a ser resolvido, tamanho de mercado, qual é a solução para resolver o problema – como funciona além da experiência, time envolvido e o roadmap dos próximos passos. Geralmente é realizada para possíveis investidores e quanto mais atrativo o pitch, mais chances o negócio tem de receber uma boa quantia para alavancar os negócios.
Valuation
Significa a avaliação sobre o valor de mercado de uma empresa. Esse processo é baseado em estimativas, considerando unit economics atuais e projeções, sob as quais analistas recomendam a compra, ou não, das ações desse negócio.
Validação
É uma fase essencial que todas as startups devem passar. Nela os empreendedores recebem feedbacks positivos e negativos sobre o seu modelo de negócio e podem, a partir daí, tomar a decisão de qual rumo a empresa vai seguir.
VC (Venture Capital)
É o ‘‘capital de risco’’, VC’s são fundos que investem em empresas que possuem um grande potencial de investimento. Esse investimento é realizado em troca de ações das startups. Tá aí mais uma palavra para você ter no vocabulário, mas que não necessariamente vai querer durante sua jornada de empreendedorismo.
Pivotar
É o ato de mudar a segmentação ou solução do negócio. Muitas pessoas relacionam esse termo com o fato de um negócio não estar dando certo, mas muitas startups acabam mudando o rumo do modelo negócio para realizar melhorias ou se adaptar, considerando as preferências e a experiência do usuário/ cliente final.