Categories: Notícias

TSE limita propaganda eleitoral na Internet

A partir desta data serão liberados os horários gratuitos nas rádios e emissoras de TV e anúncios pagos de até 1/8 da página de jornais impressos, mas provedores e sites de comunicação continuarão sem poder colocar banners ou links de partidos.

Em entrevista exclusiva ao IT Web, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral e relator das instruções que regulamentam a lei, Eduardo Alckmin, os legisladores acreditam que na Web os acessos a sites vinculados a empresas de comunicação bem como os dos próprios provedores de acesso podem atingir um número muito superior de eleitores se comparados a um jornal ou revista. “A Internet atinge um número muito grande de pessoas e fizemos esta regulamentação para evitar que candidatos de partidos maiores façam um bombardeio na mente do eleitor.”

A lei não proíbe a divulgação de notícias sobre o processo eleitoral, desde que não sejam consideradas tendenciosas, ou de pesquisas de intenção de voto, desde que sejam registradas no TSE anteriormente. Os chamados spam (envio indiscrimidado de informações por e-mails) também estarão liberados a partir de 06 de julho.

Segundo Alckmin, não existe como controlar o que é colocado na rede mundial de computadores, mas o TSE vai contar com os partidos adversários e com o Ministério Público para fiscalizar os candidatos.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

17 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

18 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

18 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

18 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

19 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

20 horas ago