Categories: Notícias

Brasil registra 100 ataques a sites em seis meses

Mas, do ponto de vista legal, pouco se pode fazer a respeito. No ínicio desta semana, o líder do Inferno.br foi identificado e está respondendo a um processo judicial por crime contra danos materiais e interceptação de dados telefônicos e tecnológicos (que dita pena de reclusão de até dois anos).

O grupo, tido com um modelo para outros piratas da Internet, ficou conhecido principalmente por invadir a página da OTAN, no final do ano passado, e da NASA, recentemente.

Usando o apelido Jamiez Jamiez (ou JZ), o acusado, de 22 anos, está em liberdade aguardando a decisão da Justiça. De acordo com o delegado, o jovem não tem antecedentes criminais, é estudante, pertence à classe média alta e tem emprego fixo. “Apreendemos os equipamentos do hacker mas dificilmente ele será condenado, pois não é um criminoso comum. Talvez ele receba uma punição alternativa”, deduz Silva.

Em depoimento à polícia, JZ afirmou que eles nunca roubaram informações ou dinheiro dos sites que atacavam, eles “apenas” deixavam mensagens nas páginas que denunciavam a invasão.

Atualmente, mais de 60 projetos sobre documentação eletrônica, privacidade e segurança na Internet, entre outros, estão na Câmara dos Deputados esperando o parecer da Comissão de Ciência e Tecnologia.

Recent Posts

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

6 horas ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

8 horas ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

8 horas ago

Chatbots de bancos e fintechs não entendem as emoções dos clientes, aponta estudo

A evolução da inteligência artificial nos serviços financeiros ainda esbarra em desafios relacionados à experiência…

9 horas ago

Motorola Solutions compra D-Fend por US$ 1,5 bilhão

A Motorola Solutions anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir a D-Fend Solutions,…

9 horas ago

Meta amplia controle para adolescentes

Nesta terça-feira (2), a Meta anunciou a expansão global de configurações de conteúdo para contas…

12 horas ago