Seis previsões para o mercado da automação e RPA em 2021
A indústria da automação está preparada para um crescimento explosivo nos próximos anos, de acordo com previsões de especialista
Ao final de 2019, bem antes da crise sanitária trazida pelo novo coronavírus, Guy Kirkwood previa que uma crise global ia acelerar a automação no mundo. O chief evangelist da UiPath jamais poderia imaginar a extensão e origem da crise, mas foi certeiro em sua avaliação preditiva para o RPA — um exercício sobre o qual o executivo se debruça a cada fim de ano, há pelo menos três anos consecutivos.
Meses depois, o estudo O Futuro do Trabalho: Um Enfoque na Pandemia, feito em maio de 2020 pela Forrester Consulting, sob encomenda da UiPath, ouvindo 160 lideranças de diferentes países, endossou o cenário. Ou seja, 50% das empresas consultadas pretendiam investir mais no uso de robôs digitais para a automação de processos em diferentes setores.
Leia também: 5 cases de sucesso de automação de processos
Kirkwood também previu tendências, hoje nítidas, como a combinação e reutilização de robôs de software, resultando em implantações mais previsíveis e dimensionamento mais eficaz, e a entrada de uma nova geração de colaboradores que impulsionaria ainda mais a tecnologia. Sobre este último ponto, outro estudo da UiPath, intitulado o Estado dos Desenvolvedores de RPA 2020 reafirmou o cenário. O levantamento ouviu 1.500 profissões de RPA em todo o mundo e mostrou que 70% dos profissionais de RPA consultados prevêm a contratação de mais desenvolvedores da tecnologia já no ano que vem.
Antecipando sua avaliação anual sobre a tecnologia, que será apresentada no próximo evento UiPath Reboot Work Festival, entre os dias 15 e 17 de dezembro, Guy Kirkwood listou seis principais previsões globais para a automação, o RPA e a inteligência artificial em 2021, no pós-pandemia.
O RPA será o novo ERP
Em 2021, a comunidade de integradores de sistemas globais (GSIs, em inglês) e empresas de consultoria baseada em auditoria irão encorajar e treinar milhares de trabalhadores para abraçar a automação. E os GSIs farão isso da mesma forma que fizeram com o software de planejamento de recursos empresariais (ou ERP) na década de 1990. Essas empresas reconhecem que a indústria da automação está preparada para um crescimento explosivo e enxergarão uma oportunidade muito real de vender estratégia de negócios e serviços de capacitação para ajudar seus clientes a colherem novos benefícios, exatamente como fizeram antes com o ERP.
Centros de Excelência (CoEs) serão Centros de Lucro
Essa previsão representa uma grande mudança: em 2021, as empresas começarão a ver que as operações de automação não apenas as ajudam a economizar dinheiro, mas podem servir como uma plataforma de geração de receita para criar novos fluxos de receita. “A UiPath já vislumbra isso com vários clientes”, diz Kirkwood.
Empresas e indústrias construirão pontes sobre ilhas de automação
A indústria deve voltar sua atenção para a resiliência do robô em 2021. Mais especificamente, os fornecedores de RPA terão que ajudar seus clientes a evitar a criação de ilhas separadas de operações de automação que podem se tornar disfuncionais, difíceis de manter e extremamente caras com o tempo.
Começaremos a contar com robôs em casa
Trabalhar remotamente está acelerando a transição do emprego de tempo integral para formas de trabalho mais flexíveis. A UiPath sempre teve a visão de “um robô para cada pessoa.” Em um futuro próximo, essa ideia se tornará realidade, quando cada pessoa terá seu próprio robô (ou assistente digital). O mercado de RPA se ajustará para dar suporte a essa mudança contínua para modelos de trabalho remoto.
A experiência do profissional se tornará tão importante quanto a experiência do cliente
Nos últimos anos, vimos um foco maior na experiência do cliente (CX), agora a tendência será a adoção de uma abordagem semelhante para a experiência do colaborador (EX). Por conta da pandemia, muitos profissionais estão cada vez mais ansiosos e preocupados com a recessão e o que ela significará para suas famílias. Todo o mercado de automação deve lidar com isso com operações e processos que ajudem a melhorar a experiência do colaborador, o que deverá ser fundamental para aumentar o engajamento e a produtividade.
RPA se tornará mais transformacional
Transformação digital é uma expressão recorrente nos negócios. Isso ocorre porque a maioria dos esforços de transformação digital em geral – e automação em particular – ainda é muito tática por natureza. Porém, 2021 será o ano em que as empresas começarão a fazer mudanças substanciais nos modelos operacionais em toda a linha. Ao fazer isso, começarão a realmente atingir o potencial da transformação digital.