Tendências

“Reconexão com a casa” e estratégia digital são trunfos da Duratex

Que levante a mão a pessoa que conseguiu ajustar sua rotina de trabalho para o home office sem que fosse preciso fazer ajuste algum em sua casa. A pandemia deve deixar mudanças duradouras nas relações com o trabalho. E uma delas é justamente a constatação de que o sentido do trabalho nunca mais será o mesmo. Outra, que pode ser menos fácil de projetar, é que o conceito de escritório em todo lugar afeta diretamente o setor de construção, reformas e decoração.

O momento “abriu uma oportunidade para que a gente se reconectasse com a nossa casa, família e com hábitos que a gente acabou deixando em segundo plano”, explica Daniel Franco, diretor de tecnologia, inovação e desenvolvimento de negócios da Duratex. Dona das marcas Deca, Hydra, Durafloor, a companhia apostou na aproximação com os clientes e já reporta uma forte retomada na demanda no terceiro trimestre do ano.

Trabalho de casa

No imaginário dos consumidores da marca, assim que a percepção de que a “conexão forçada” com seus lares não seria temporária, houve uma mudança essencial. De acordo com o diretor da Duratex, uma parte dos consumidores investiu em reformas. “Isso foi muito positivo para o setor de materiais de construção de maneira geral. Porque todos esses itens consomem produtos correlatos do setor de reforma, decoração e construção”, comenta Franco.

Leia também: DPaschoal fortalece transformação digital da cadeia automotiva

Após os primeiros ajustes no local de trabalho (a compra de cadeiras e mesas, por exemplo) para o home office, foram seguidos por pequenas reformas — pinturas, alterações em cômodos, por exemplo. No entanto, a grande mudança talvez tenha acontecido depois, de maneira estrutural: as pessoas começaram a notar que o sistema de trabalho remoto não iria embora tão cedo.

O executivo acredita que, com um sistema de home office planejado, os brasileiros poderão morar em locais mais distantes do trabalho. Assim, o mercado deve ser movimentado pelos vários estilos de vida que surgirão pós-pandemia. E, claro, todos esses efeitos afetam o setor de construção. Os próximos anos, é bem provável que essa modalidade de trabalho distribuído não mude. “O impacto no setor de construção é total. A relação com o lar mudou de patamar”, afirma o diretor da Duratex.

Estratégia digital e retomada

Se o setor não é dos mais inovadores, como o próprio Franco admite, a pandemia abriu algumas possibilidades. “Eu vejo uma abertura mais dos players para conduzir um processo de transformação digital em seus negócios. A construção vai poder surfar uma onda que dá chance para um potencial enorme transformacional em tecnologia”, aposta o executivo.

No caso da Duratex, a companhia teve algumas lições: a primeira delas foi de que era possível captar os clientes interessados em seus produtos e direcioná-los para os canais de vendas. A pandemia acelerou esse processo e a companhia prevê todo o seu portfólio sendo vendido por meio do varejo digital nos próximos meses. Em seguinda, a marca entendeu que precisa melhorar sua relação digital com seus clientes diretos, os home centers.

“Tivemos que acelerar e muito o lançamento de soluções digitais para melhorar a integração entre a necessidade do cliente e a Duratex”, explica o diretor. Um exemplo desse tipo de inteligência é a realização de pedidos sugeridos, no qual a companhia usa IA para prever os pedidos dos home centers.

O executivo também lista o uso de data analytics para tirar conclusões precisas e preditivas sobre uma série de decisões, do planejamento de produção à orientações da força de vendas. Além disso, a Duratex quer integrar serviços nessa jornada. Afinal de contas, os consumidores podem até ter vontade de reformar um canto da casa, mas nem todos querem colocar a mão na massa 100%.

Recent Posts

SAP detalha medidas de suporte em meio à crise climática no Rio Grande do Sul

A recente tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul mobilizou diversas empresas da…

13 horas ago

10 cursos gratuitos da IBM no Eu Capacito

A plataforma Eu Capacito, iniciativa do Instituto Itaqui, acaba de incluir cursos gratuitos da IBM em…

14 horas ago

ICQ sairá do ar após 28 anos

O ICQ anunciou o fim de suas atividades para o próximo dia 25 de junho.…

17 horas ago

Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável

O Integrity Forum 2024, realizado pela Quality Digital em parceria com a Diligent trouxe à tona discussões sobre…

20 horas ago

Metade das organizações não tem programas de segurança para ambientes OT

Quase metade das organizações globais (49%) ainda não tem programas de segurança cibernética e de…

20 horas ago

Escolas públicas brasileiras estão mais conectadas, mas uso em sala patina

A qualidade das conexões de internet nas escolas públicas brasileiras avançou, mas o uso pedagógico…

21 horas ago