Tendências

Algar Telecom lança Next Move Car, que transforma veículos em smartcars

A Algar Telecom anunciou nesta semana seu primeiro passo no segmento de inteligência automotiva. A empresa de telecomunicações e TI lançou o Next Move Car, produto que promete transformar veículos comuns (leves, pesados e de duas rodas) em smart — e já fazia parte do portfólio da Drive On, empresa parceira. A ideia é aprimorar e escalar a solução com tecnologia Algar.

A Drive On entra com a plataforma e o know how do negócio, enquanto a Algar Telecom entrega capacidade de sinal com seu chip multiconnect (inserido no hardware à escolha do cliente), inteligência de dados e acesso ao mercado B2B graças ao relacionamento com sua ampla base de clientes.

A solução funciona via assinatura mensal, é agnóstica, já que o cliente pode optar pela compra do dispositivo a ser plugado no veículo (via porta OBD ou CAN) e plataforma, ou utilizar seu próprio dispositivo e contratar apenas o serviço de telemetria da plataforma.

Leia também: Desenvolvedores de soluções mobile continuam em alta em 2021

O Next Move Car dá voz ao veículo e deixa-o conectado 24 horas por dia. Uma série de funções que podem ser acessadas de maneira simples via aplicativo ou web, entre elas estão: geolocalização em tempo real; controle de velocidade e alertas de excesso; status de peças e saúde do veículo; além de dados com foco em economia (com relatórios de consumo, custos e trajetórias das viagens). O grande diferencial da solução é a análise e combinação inteligente dos dados coletados, que permitirão gerar insumos para monitoramento do comportamento da direção tanto do motorista quanto do veículo.

“Nessa primeira etapa, nosso objetivo é criar uma estrutura de inteligência para capturar os dados do carro e transformá-los em insumos para decisões estratégicas em diversos negócios, além de auxiliar o usuário em suas rotinas. É uma evolução do negócio de IoT dentro da Algar Telecom e certamente temos a ambição de trabalhar no nosso portfólio mais soluções voltadas para esse importante segmento do mercado”, conclui Zaima Milazzo, presidente do Brain, centro de inovação da Algar Telecom onde a solução está sendo incubada.

Planos para o futuro

O plano inicial é focar em quatro segmentos B2B: seguradoras, frotistas, locadoras e concessionárias. Dentro desses públicos, há diferentes propostas de valor. Para as seguradoras e locadoras, por exemplo, o benefício é a possibilidade de precificação do serviço conforme o uso e o comportamento do usuário, gerando mais receita e menores custos.

Atualmente, as seguradoras fazem o cálculo dos seguros com base em critérios de risco genéricos, como idade do motorista, sexo, tempo de habilitação, localidade etc. A partir do momento em que elas receberem dados precisos sobre o uso daquele carro, será viável customizar esse seguro conforme o uso. A modelagem UBI (Usage Based Insurance – UBI) é um modelo de seguro baseado no consumo, permitindo uma contratação mais justa, atrativa e adequada às necessidades reais de cada perfil de cliente. Os frotistas, por sua vez, podem obter muito mais eficiência, por meio de uma melhor gestão e redução de custos com trajeto e manutenção.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago