Notícias

8 dicas para não cair em golpes de phishing

Uma das consequências não tão positivas trazidas pelo trabalho remoto foi o aumento nos casos de phishing, técnica utilizada por cibercrimonosos que busca persuadir os usuários a clicar ou executar arquivos que ativem softwares capazes de roubar ou sequestrar dados. 

E como esse “convencimento” atua? No geral, com o envio de e-mails ou mensagens de texto que imitam comunicações de empresas de grande porte, com mensagens como “Clique aqui para renovar seu cadastro” ou  “Você tem uma dívida pendente”.

Muitos criminosos estão “aproveitando” o fato de que muitas pessoas ainda estão trabalhando em casa (e fora dos sistemas de firewall da companhia) para aumentar o fluxo de ataques.  

Um estudo feito pela PSafe revela que quase 30% dos entrevistados não utilizam quaisquer medidas de segurança contra ataques de phishing, que são golpes executados primariamente por e-mail onde o cibercriminoso tenta obter informações se passando por uma entidade confiável. 

E como é possível se precaver contra esses ataques? A Daryus Consultoria aponta 8 aspectos que se deve prestar atenção para evitar ataques: 

1. Quem é o remetente?

Ao receber comunicações eletrônicas como um e-mail ou mensagem no WhatsApp/Telegram, certifique-se que o remetente é confiável. Se você tiver qualquer dúvida, não clique em links ou abra anexos sem primeiro tentar uma forma alternativa de contato, para validar o remetente. 

É claro, você pode usar de ferramentas de pesquisa, como o Google, para identificar exemplos de tentativas de golpes online. 

2. Analise bem o conteúdo recebido

Antes de mais nada, é muito importante pensar antes de fornecer qualquer tipo de dado, especialmente se forem informações pessoais ou detalhes como senhas ou o número e código de segurança do seu cartão de crédito.  

Lembre-se que instituições sérias não pedem esse tipo de informação por e-mail, WhatsApp ou canais similares. Na dúvida, busque o site oficial e tente entrar em contato. Tenha sempre muito cuidado com links, valide antecipadamente o redirecionamento colocando o cursor do mouse em cima e certifique-se que o site é o oficial da empresa em questão. 

Fique especialmente atento se o diálogo começar com um tratamento genérico, como “Sr.”, “Sra.”, “Prezado” ou com o número do celular no lugar do nome. Novamente, se você ficou em dúvida se o remetente é uma fonte confiável, busque o canal oficial da instituição, que normalmente encontra-se disponível no próprio site da empresa. 

Confira a matéria completa no IT Forum 

Recent Posts

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

18 minutos ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 hora ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 horas ago

No mundo, 61% das empresas aumentarão investimento em segurança na nuvem

O Relatório de segurança na nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, revela que, à medida…

3 horas ago

Arte e tecnologia se combinam em exposições imersivas e museus

Não é segredo que a tecnologia impacta todas as áreas de nossa sociedade. A arte,…

4 horas ago

Caixa Vida e Previdência automatiza tarefas contábeis e ganha tempo

A Caixa Vida e Previdência, especializada em seguros garantidos pelo banco estatal, anunciou essa semana…

5 horas ago