Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

A hora e a vez dos pagamentos sem contato

O momento é mais do que propício para surgimento, teste e avaliação de meios de pagamento sem contato. Entenda

Gastão Mattos*
16:11 pm - 05 de novembro de 2020
Divulgação

Os pagamentos por aproximação movimentaram R$ 8,3 bilhões no Brasil no primeiro semestre de 2020, segundo dados da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). O montante representa 0,94% do total de faturamento dos cartões no país, que alcançou R$ 876,4 bilhões no mesmo período. É um volume recorde, que representa um crescimento de 330% comparado com o mesmo período do ano anterior.

Devido às circunstâncias da pandemia, o uso de tecnologias sem contato tem sido um dos destaques no mercado de pagamentos – alavancado pelo receio dos consumidores em tocar no terminal do lojista. Essa nova conduta apresenta uma propensão nunca antes vista pelos pagamentos sem contato.

Não se trata de uma novidade, pois sua implementação por aqui já tem mais de sete anos, mas sim um ganho de percepção positiva frente ao cenário pandêmico. Nesta categoria, além das mobile wallets NFC (near field communication), como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, temos também o uso das tecnologias de chip sem contato em cartões de bandeira.

Embora não tenhamos um estudo mais profundo que indique a representatividade destas soluções nos pagamentos sem contato, estima-se que não exista preponderância entre elas: a Samsung é a marca de celulares líder no Brasil, contudo, a Apple tem uma penetração significativa na camada de maior renda entre os usuários – que são normalmente os de maior propensão ao uso de novas tecnologias. Isso chama a atenção para o aumento do uso de pagamentos sem contato via cartões em relação às plataformas mobile, dado o foco e interesse percebido entre os emissores e seus clientes.

Outro dado importante é que a informação da ABECS inclui apenas as modalidades sem contato em cartões e mobile wallets NFC, deixando de fora outro meios importantes, como a captura via QR Code, que é incluída nos números de pagamentos com cartão não presente, a mesma do comércio eletrônico. Esta categoria (QR Code) é também um grande destaque em crescimento nos últimos meses, proliferada por diversas novas carteiras digitais, como PicPay, Mercado Pago e iFood.

Em valores absolutos, é muito expressivo o ganho de participação destas carteiras, também favorecidas pela tendência de demanda por soluções sem contato, e com aplicação de tecnologia, muito mais simples do que àquela usada nas mobile wallets NFC. Podemos estimar que o volume total de cadastros em carteiras digitais tenha mais do que dobrado, no 1º semestre deste ano, comparado ao mesmo período passado. Isto implica que mais do que 25 milhões de consumidores, habilitaram alguma carteira digital, neste período.

A solução de captura via QR Code apresenta algumas facilidades de implementação devido a não necessidade de uso de tecnologias proprietárias e mais sofisticadas como o NFC, além do que a maior parte dos celulares usados no país conseguem fazer a leitura do código e têm a capacidade para armazenamento do aplicativo de pagamento. Contudo, esta tecnologia precisa ser habilitada na loja diretamente pela carteira, ou via integração com empresas de captura.

Uma nova tendência de solução “sem contato” já está disponível no mercado, usando a tecnologia para pagamentos digitais baseada em autenticação padrão EMV (Europay, Mastercard, Visa), sem a necessidade de cartão físico. Esta é a forma utilizada pela startup IDid para pagamentos não presenciais e presenciais sem contato. Através dela, efetua-se a autenticação em duas camadas, por meio da integração com o emissor do meio de pagamento usando o aplicativo deste mesmo emissor.

A chave de acesso para uso é o CPF do cliente, algo que o consumidor já está acostumado a informar em diferentes lojas, seja por incentivos fiscais, seja por outros motivos como programas de fidelização de cada loja. Por meio do CPF, o sistema de captura de dados do lojista faz uma consulta junto à IDid, que identifica quais são os meios de pagamento habilitados para aquele consumidor. A IDid então informa o emissor do meio de pagamento selecionado pelo consumidor, que por sua vez notifica o cliente através do aplicativo de relacionamento, tudo em tempo real. O consumidor abre a notificação e autoriza o pagamento, que é processado dentro dos padrões de autenticação EMV.

A novidade pode ser usada tanto no varejo físico como no comércio eletrônico, garantindo conversão superior a 95% nas tentativas de pagamento, virtualmente eliminando o risco de fraudes, já que usa a mesma forma de autenticação forte das mobile wallets NFC e dos cartões com tecnologia de chip sem contato- sem, contudo, usar a tecnologia NFC. Por isso, a nova solução apresenta diferenciais importantes quanto a usabilidade, aplicabilidade e segurança em relação às outras soluções.

O momento é mais do que propício para surgimento, teste e avaliação de meios de pagamento sem contato. Contudo, o fim da pandemia não necessariamente significará o encerramento desta “onda”, e sim o começo de uma nova realidade totalmente baseada em inovação nos meios de pagamento. Com tantas facilidades que os pagamentos sem contato trazem, dificilmente o mundo os deixará de lado.

*Gastão Mattos é líder da IDid, plataforma de autenticação de pagamentos que permite que as compras no e-commerce sejam tratadas como presenciais, elevando o índice de aprovação a um patamar próximo ao de um cartão presente. Com mais de 25 anos de experiência no setor de e-commerce e em meios de pagamento, Gastão foi CEO da Braspag, diretor da Credicard, vice-presidente de Marketing da Visa e presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara.e-net). É bacharel em Engenharia e tem pós-graduação em Engenharia de Produção, ambas pela Escola Politécnica da USP.

Tags:
pagamento em contato
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados