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10 dicas para ter uma ótima performance na Black Friday

Especialistas têm grandes expectativas para a edição 2020 da data por conta do contexto de pandemia

Por  Redação

16:00 - 6 de novembro de 2020
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Foto: Adobe Stock

A Black Friday de 2020 promete movimentação superior à edição de 2019, que gerou R$ 3 bilhões para o país. Com a pandemia de coronavírus que obrigou muitos a adotarem a quarentena, as vendas via e-commerce aumentaram, e muito, durante o ano, fato que deve continuar se provando verdadeiro na data.

Para ter uma excelente atuação, a Tray, plataforma de e-commerce e unidade de negócios do Grupo Locaweb, montou um plano para ajudar alavancar as vendas e ter uma experiência de sucesso. Confira as dicas:

Planeje com antecedência

Tenha em mãos os dados dos anos anteriores e saiba o que foi mais requisitado, qual foi a porcentagem de vendas e qual foi a região que mais comprou no seu estabelecimento, esse dado ajuda na organização da logística.

Estoque sempre em alta

Não adianta ter um grande estoque de produtos que ninguém quer, por isso, é muito importante armazenar o que é necessário, o que tem maior saída, assim a margem de lucro vai ser mais assertiva.

Dê prioridade ao SAC

Outra daquelas dicas de ouro para a BlackFriday: é necessário ter diferentes canais para atender uma alta demanda no período da Black Friday, além de Chatbot, também ofereça maior tempo de atendimento para seus usuários.

Leia também: LinkedIn: contratações no Brasil retornam aos níveis pré -pandemia

Fique de olho no frete

Oferecer serviços de logística eficiente é crucial para que a compra seja concluída. Ter um alto custo de frete ou tempo grande para entrega pode deixar o consumidor desinteressado fazendo-o optar pelo concorrente.

Marketplace para todos

Estar no maior número de marketplaces é essencial para seu e-commerce. Mas certifique-se em qual deles está seu público-alvo, e aposte na plataforma certa.

Ofereça conteúdo explicativo

Cada produto deve ter descrição completa e imagens de diversos ângulos, assim como medidas e modo de funcionamento. A falta de informações pode fazer o consumidor desistir da compra ou até mesmo de comprar no site.

Segurança em primeiro lugar

Não esqueça de ativar o https da página de pagamento para que os dados de seu consumidor permaneçam em segurança. E esse selo também é identificado pelo Google, e assim, vai indexar o endereço nas páginas principais.

Seja transparente

O endereço virtual deve conter o maior número de dados sobre o estabelecimento, como CNPJ, história e contato. Se a loja está presente apenas nas redes sociais, ofereça o maior número de dados possível, juntamente com intermediadores confiáveis de pagamento.

Tenha diferentes tipos de pagamentos

Um dos motivos que também é responsável pelo abandono do carrinho, é não oferecer opções de pagamento para o consumidor, por isso, é importante que seu site esteja integrado à uma plataforma completa de pagamentos.

Ofereça cupons

Uma das maneiras de fidelizar o consumidor, é oferecer meios para que ele se sinta valorizado e que procure sua loja, seja através de cupons personalizados, descontos enviados por e-mail marketing ou redes sociais. É importante salientar que a pandemia do Covid-19 alterou o comportamento de compra, além do aumento de compras realizadas por dispositivos móveis, o consumidor estará à procura de produtos e serviços que agreguem qualidade de vida para seu dia a dia.

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