Telefônica quer fibra ótica em 1 milhão de clientes

Author Photo
2:30 pm - 24 de maio de 2011

Sem poder apresentar o fechamento de 2010 por conta do período de silêncio – necessário em temporada de divulgações de resultados –, o presidente do Grupo Telefônica, Antonio Carlos Valente, afirmou, durante tradicional almoço de fim de ano com a imprensa, que a companhia pretende focar suas atividades na expansão de serviços via rede de fibra ótica nos próximos cinco anos. 

A utilização da infraestrutura para fornecer serviços de TV e banda larga, chamada de Fiber to Home (FTTH), atende 11,5 mil clientes atualmente.

Segundo a companhia, são 470 mil pontos de recepção aptos a receber a tecnologia, que, conforme o executivo, vão ganhar em qualidade se comparada aos serviços de cabeamento e rádio, por exemplo. O objetivo é alcançar, em cinco anos, um milhão de clientes. “O nosso foco é a fibra óptica”, garantiu Valente.

Os clientes corporativos são um grande filão deste mercado. De acordo com o diretor-executivo do Segmento Empresas da companhia, Vladimir Barbieri, antigamente a operadora via a fibra ótica apenas como fonte de serviços de dados. “Passamos a olhar para a banda larga e vimos que a tecnologia era um diferencial”, disse durante o almoço.

Na opinião do executivo, a entrega de internet rápida por meio desse modelo será um grande diferencial. “Ela permite mais qualidade e velocidade”, explicou. O serviço é oferecido a clientes corporativos que necessitem de uma conexão com velocidade acima de 30 mbps.

Entre janeiro e novembro, a empresa teve a adição líquida de 597 mil clientes de banda larga, atingindo um total de 3,232 milhões de usuários. 

Veja mais:

Especial PLC: desafios para a adoção da internet pela rede elétrica

Hotsite especial Futurecom 2010

Especial Futurecom 2009

Especial Futurecom 2008

Especial Futurecom 2007

Especial IT Forum + 2010: confira a cobertura completa da segunda edição do encontro

ð        Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.  

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.