Sustentabilidade não é prioridade para quase um terço das empresas
Segundo pesquisa global da Paessler, maioria dos CIOs reconhece que TI e sustentabilidade precisam estar alinhadas
Projetos que visam a sustentabilidade estão longe de serem prioridade para a maioria das áreas de TI das empresas, concluiu a pesquisa realizada pela Paessler. O estudo ouviu 1900 líderes de TI de todo o mundo, incluindo 97 da América Latina.
Dos entrevistados, 34% afirmaram já implementar programas de sustentabilidade em suas áreas. Outros 34% disseram que isso não é uma prioridade.
“Fica claro que, apesar da adesão geral à agenda verde, ações efetivas ainda são realizadas por um grupo limitado de empresas”, diz Luis Arís, gerente de negócios da Paessler América Latina.
Entretanto, 84% dos CIOs reconhecem que é importante ou muito importante o alinhamento às melhores práticas de sustentabilidade de TI. Dos gestores de TI ouvidos, 48% afirmam que é importante reduzir o uso de hardware, enquanto 43% apostam em smart buildings; 38% valorizam o uso de energia renovável e 34% priorizam a adoção de soluções na nuvem em lugar de ambientes on-premises tradicionais. Já 28% buscam a sustentabilidade por meio da contratação de serviços de data centers verdes.
Leia também: Mercado de energia renovável: 5 motivos para ‘tokenizar’?
Embora 37% dos CIOs digam que é o time de TI que lidera implementações de Internet das Coisas, outros 43% disseram que essa é uma empreitada levada adiante por times multidisciplinares. Profissionais das áreas de engenharia, infraestrutura, manutenção, operações e produção também estão à frente dos projetos IoT das empresas.
Em relação aos desafios que enfrentarão entre o segundo semestre de 2022 e 2025, 50% dos gestores entrevistados afirmam que nada é mais complexo do que o crescente uso de cloud computing. 41% disseram que temem a pressão de manter uma infraestrutura de TI resiliente num modelo em que os usuários estão tanto dentro como fora do perímetro tradicional, realizando suas funções a partir de serviços disponíveis na nuvem.