Mercado de energia renovável: 5 motivos para ‘tokenizar’?

Alternativa para maior transparência, tokenização de RECs com blockchain traz vantagens para investidores

Author Photo
9:20 am - 17 de agosto de 2022
Foto: Shutterstock

A comercialização dos certificados de energia renovável (RECs) está conquistando muito espaço entre os empreendedores, principalmente com a possibilidade de tokenização desses ativos. Com esses certificados, as empresas podem atestar que a energia foi gerada através de fontes renováveis. Uma alternativa para essa maior transparência é a tokenização de RECs em blockchains.

Abaixo, cinco vantagens de porquê investir em tokenização no mercado energia renovável:

1 – FLEXIBILIDADE E ACESSIBILIDADE

A tokenização possibilitará uma flexibilidade maior em possibilidades de produto e resolverá, entre outras coisas, problemas de liquidez no setor de energia permitindo que ativos tokenizados sejam trocados todos os dias, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem fronteiras.

2 – SEM INTERMEDIÁRIOS

Redução de custos indiretos com burocracia e intermediários, pois os contratos inteligentes tornam todo o processo de investimento mais rápido e seguro.

3 – MELHOR GOVERNANÇA

Transformará o processo de venda de estático para dinâmico, melhorando a transparência e a automação do processo, permitindo, até mesmo, a transferência internacional de tokens em segundos.

4 – FRACIONAMENTO DO INVESTIMENTO

Com a tokenização, a verdadeira diversificação do portfólio pode ser alcançada. Dessa forma, os investidores podem mitigar melhor seus riscos não precisando comprar 100% de um ativo e, em vez disso, podem participar parcialmente.

5 – SEGURANÇA

Auditoria no ativo e nos documentos legais conforme regulamentação que garante a solidez do investimento. A tokenização requer o cumprimento dos procedimentos KYC (Know-Your-Customer) e AML (Anti-Money Laundering), bem como outras ações e divulgações exigidas pela legislação pertinente que protege os investidores.

* Cassio J. Krupinsk é CEO da BlockBr

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.