Startup usa economia compartilhada e cria alternativa social aos seguros de saúde
Startup quer democratizar o acesso à saúde no Brasil
A startup Dandelin desenvolveu um aplicativo que conecta pacientes a médicos, facilitando o agendamento de consultas e socializando os custos reais entre todos os membros de sua comunidade. Desenvolvido com base em princípios de economia compartilhada, o app tem a missão de oferecer acesso simples, justo e humano aos serviços médicos. Com o Dandelin, os usuários não pagam o preço da consulta, mas uma mensalidade variável, que é dividida igualitariamente entre todos os membros da comunidade e nunca ultrapassará de 100 reais. Esse foi o valor máximo que a startup estabeleceu.
“Cortamos as burocracias, deixando nossos membros livres para marcarem suas consultas médicas com rapidez, sem vínculos com empresas ou custos fixos”, explica o idealizador e CEO do Dandelin, Felipe Burattini, que busca disponibilizar uma alternativa ao seguro saúde, reduzindo a despesa dos membros, que terão acesso a consultas ilimitadas.
Como são realizadas nos consultórios dos profissionais cadastrados, o paciente pode procurá-los por localização, especialidade, disponibilidade de agenda, sintomas ou pelo nome do médico desejado. “Sem transações financeiras no ato da consulta, sem burocracias e mantendo seu histórico de agendamentos”, enfatiza Burattini, que lembra que parte do lucro será destinado a ações sociais. “Levando saúde àqueles que não tem acesso”, garante.
O empreendedor destaca ainda que a plataforma opera de maneira completamente transparente, permitindo que os membros acompanhem demonstrativos financeiros para entender como é composto o custo mensal de cada membro da comunidade e quais são ações sociais em andamento.
“Ele pode acompanhar as próximas consultas e conferir, em tempo real, quanto será o valor debitado para cada membro da comunidade”, diz.
Além de democratizar o acesso à saúde para o público geral, o Dandelin oferece aos médicos, gratuitamente, um software de agendamento de consulta e gerenciamento de operações do consultório e como forma de captação de clientes para os médicos, centralizando de maneira prática e econômica serviços que costumam pesar no orçamento dos estabelecimentos.
Os membros também se beneficiam da praticidade do cadastro, que exige apenas dados pessoais básicos e sem necessidade de pré-aprovação, e pode ser realizado no site da Dandelin.