Startup usa AI para enviar orçamentos de reparos automotivos em segundos
Car10 usa tecnologia da Microsoft para facilitar a vida do usuário
Bater o carro é o tipo de “dor de cabeça” que todos tentam evitar, mas em meio ao trânsito caótico de grandes centros urbanos é algo que pode acontecer com qualquer um. Pensando nisso, a startup Car10 vai começar a usar a Inteligência Artificial (IA) da Microsoft para facilitar a experiência de quem precisa obter orçamentos para pequenos reparos. Agora, os usuários da Car10 poderão submeter fotos de reparos necessários em seus automóveis e receberão, em até 32 segundos, estimativas de orçamentos.
O serviço funciona com base em um banco de imagens e dados armazenados desde 2014, quando a empresa foi fundada, e todos os dados são protegidos a partir das certificações de segurança do Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft. O sistema de IA usa um modelo de aprendizado de máquina (machine learning) para comparar danos enviados pelos clientes com outros casos semelhantes já armazenados nesse banco de imagens. Assim, apresenta uma estimativa de acordo com os orçamentos utilizados para estes mesmos reparos.
“Quando você sofre um pequeno acidente ou batida, o que quer saber é quanto vai custar e a primeira necessidade é rapidez e precisão. E isso atende as necessidades dos nossos clientes”, comenta José Tafner, diretor financeiro da Car10.
Além disso, ao mesmo tempo que os motoristas submetem as fotos ao sistema da Car10, as próprias oficinas também recebem o material para dar início aos orçamentos oficiais com todos os detalhes. A ideia é que o serviço seja um facilitador, já que as oficinas ainda fazem revisões do que é encaminhado tanto com base nas imagens, quanto na avaliação presencial após o motorista escolher onde levar o seu automóvel.
Evolução para AI
A Car10 já oferecia o serviço, porém, sem o uso de inteligência artificial, com o envio direto para até cinco oficinas próximas. Dessa forma, os motoristas conseguiam o retorno dos orçamentos em cerca de duas horas e, só então, faziam a escolha do melhor estabelecimento para fazer o reparo.
A parceria com a Microsoft começou em 2017 quando a empresa foi selecionada no Fundo BR Startups, iniciativa da companhia norte americana que contou com o investimento da BB Seguridade, e a proporcionou o aporte de R$ 2 milhões para ser aplicado em inovações. Com a tecnologia de IA do Serviço de Visão Personalizada da Microsoft Azure, a expectativa é de que os motoristas consigam escolher oficinas para reparo de forma mais rápida e fácil.
Atualmente com mais de 100 mil clientes e 4 mil oficinas de automóveis em todo o Brasil cadastradas, a Car10 participa de todo o processo desde o fornecimento do orçamento e agenda de visita às oficinas, até o pagamento por meio da sua plataforma digital. Por fim, os clientes têm a possibilidade de avaliar a experiência e a loja onde o reparo foi realizado. O serviço está disponível para Android e, nos próximos dias, para iOS.