SpaceX consegue recuperar, pela primeira vez, três propulsores ao mesmo tempo
Lançamento do Falcon Heavy desta semana também marca primeiro voo comercial do veículo mais pesado da agência espacial de Elon Musk
A SpaceX conseguiu, pela primeira vez, nessa quinta-feira (11/04) recuperar simultaneamente três propulsores do seu mais pesado foguete Falcon Heavy. Após o lançamento deste, todos os três núcleos do foguete pousaram na Terra. Duas partes externas do foguete pousaram em plataformas no Kennedy Space Center da Nasa, na Flórida, e outro núcleo central em uma plataforma que flutuava sobre o oceano Atlântico.
A primeira vez que um Falcon Heavy foi lançado era fevereiro de 2018. Na ocasião, apenas dois núcleos externos retornaram à Terra. Já o núcleo central perdeu seu ponto de “pouso” no oceano, quando não conseguiu ativar todos os três motores necessários para pousar devido a escassez de combustível. Uma atualização dos foguetes da SpaceX pode ter contribuído com as três aterrissagens perfeitas desta quinta-feira.
A agência espacial de Elon Musk tem recuperado foguetes há quatro anos. A inauguração do feito se deu com um foguete Falcon 9. O lançamento do Falcon Heavy desta semana também marca o primeiro voo comercial do veículo. Ele levou a bordo um satélite saudita Arabsat de seis toneladas um ano após um Falcon Heavy colocar um Tesla da coleção de Elon Musk no espaço.
O Falcon Heavy é formado por três foguetes Falcon 9, montados juntos para triplicar o empuxo na decolagem. Foram estes três propulsores que retornaram a Terra com sucesso. Um lançamento padrão do Falcon Heavy custa cerca de US$ 90 milhões.
Falcon Heavy’s side boosters land on Landing Zones 1 and 2 pic.twitter.com/nJCCaVHOeo
— SpaceX (@SpaceX) 12 de abril de 2019