Solução de logística brasileira ajuda companhia alemã de cabotagem

Author Photo
11:26 pm - 23 de maio de 2011

A contratação da Signa foi a primeira que a empresa fez fora da Alemanha. Todos os sistemas do grupo são mundiais e com o desenvolvimento central na Alemanha. Para que uma solução fora do padrão fosse adotada no Brasil, conta Carlos Macedo, gerente de informática da Hamburg Süd, foi preciso obter um permissão especial da matriz.

“O Brasil precisava de uma solução local que se integrasse ao sistema global da Hamburg e atendesse, ao mesmo tempo, às demandas específicas do nosso mercado”, resume o executivo. Por exemplo, no exterior, é mais comum trabalhar com contêineres fechados, ao passo que no Brasil as cargas são fracionadas, precisam ser agrupadas junto às de outros clientes.

O software e-cargo tem como missão sofisticar o sistema multimodal da empresa e gerenciar toda a cadeia de transporte envolvendo transportadores, além de administrar os terceiros envolvidos, controlando a formação do custo e do preço e monitorando as operações previstas. “Nossa expectativa é a de melhorar o controle logístico e oferecer informações mais detalhadas aos clientes”, resume Macedo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.