Sheryl Sandberg, COO da Meta, deixa empresa após 14 anos
Sheryl Sandberg deixará a posição nos próximos meses, após período de transição em que trabalhará diretamente com Mark Zuckerberg
Considerada o “braço direito” de Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta (ex-Facebook), Sheryl Sandberg anunciou que deixará a posição de COO da empresa após 14 anos de jornada. Ela permanecerá na Meta como integrante do conselho.
Sandberg deixará a posição nos próximos meses, após um período de transição em que trabalhará diretamente com Zuckerberg. Javier Olivan, que hoje ocupa o cargo de ‘chief growth officer’, assumirá as responsabilidades corporativas da executiva.
Zuckerberg, no entanto, classificou a saída de Sandberg como o “fim de uma era” para a Meta. Ela se junto à organização em 2008, e foi uma figura essencial para a expansão do Facebook enquanto plataforma de negócios e publicidade. Antes, Sandberg havia passado seis anos no Google, com foco em AdWords e AdSenses.
“Sheryl arquitetou nosso negócio de anúncios, contratou ótimas pessoas, forjou nossa cultura de gestão e me ensinou como administrar uma empresa. Ela criou oportunidades para milhões de pessoas em todo o mundo e merece o crédito por muito do que a Meta é hoje”, escreveu o CEO da Meta em postagem no Facebook.
A saída de Sandberg ocorre em um momento em que a companhia fundada por Mark Zuckerberg passa por uma profunda transformação. No final do ano passado, a companhia assumiu sua nova identidade, focada em uma migração para o metaverso.
Nos últimos anos, o negócio de anúncios da Meta tem sofrido com ações de reguladores e iniciativas como a da Apple, que tem restringido a capacidade do Facebook de segmentar anúncios. Com isso, as receitas da empresa nesse segmento estão em declínio acentuado.