Sete características importantes para um líder na era digital

Author Photo
3:13 pm - 26 de novembro de 2013

Seja você um CIO ?nativo digital?, jovem que começou sua carreira já no advento da tecnologia, ou ?imigrante digital?, profissional com trajetória mais longa e que está acompanhando o ritmo da evolução da TI, existem algumas características essenciais para serem trabalhadas em seu modelo de gestão e trabalho para que você possa se posicionar como um líder completo da era digital.

A classificação dos perfis e a lista é da Korn Ferry. Guilherme Maciel e Jairo Okret, principal especialista e sócio da consultoria de recrutamento, respectivamente, evidenciaram durante o IT Forum Expo/Black Hat os atributos pessoais que são essenciais na era digital para que o CIO se torne um líder nato e eficiente.

?E lembre-se que o nativo digital de hoje pode ser o imigrante de amanhã, dada a velocidade com a qual a TI evolui?, aconselhou Maciel.

Confira a lista:

1) Criar o novo e se adaptar ao diferente

Inovação e mudanças na realidade econômica atual são palavras-chave. Um líder digital deve estar atento a tendências e ter flexibilidade

2) Compreender o negócio

O conhecimento específico de sua indústria é fundamental para usar a tecnologia para gerar valor a ele

3) Tomar decisões complexas

Big data, análises e correlação de dados. As decisões que o líder (e o CIO) devem tomar não são simples

4) Avaliar e movimentar pessoas de forma criteriosa

Alguns dos desafios do líder está na retenção de talentos e na convivência com diferentes perfis

5) Concentrar ações e resultados na internet não é mais simplesmente um hobby ou entretenimento

Negócios digitais precisam de métricas e indicadores precisos, e hoje a web e a TI fornecem ferramentas suficientes para isso

6) Comunicar com eficiência e precisão

Comunicação assertiva é fundamental para clareza de objetivos, motivação e liderança

7) Flexibilidade pessoal

Nunca é tarde para um projeto novo ou uma nova ação corporativa

 

Leia também:

Confira cobertura completa do que rola no IT Forum Expo/Black Hat

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.