Serviços de consultoria nos tempos de e-business

Se, por um lado, o impacto do E-Business na operação das empresas fez aumentar tremendamente a demanda por serviços de consultoria, por outro passou a exigir dos consultores novas abordagens, metodologias e ferramentas para desenvolver com sucesso os projetos da “Nova Economia”. A forma “tradicional” de se fazer consultoria parece que não funciona mais tão bem.
Em um primeiro momento, as consultorias polarizaram-se em dois extremos: de um lado os chamados pure plays, que nasceram na Internet e dedicaram-se a web design, digital marketing, hosting e mesmo algo de estratégia e de integração de sistemas; do outro lado, os “tradicionais”, dispostos a desenvolver estratégias de negócios para seus clientes, transformar modelos de negócios e de organização, integrar sistemas e adaptar suas práticas e metodologias aos novos tempos.
Enquanto o mercado só se preocupava com as empresas “pontocom” e seus sites B2C, tudo parecia indicar que uma nova ordem seria imposta no segmento de consultoria, mais favorável aos pure plays. Quando os empresários e líderes de indústrias perceberam que o grande negócio da Internet estava no chamado B2B, a situação mudou radicalmente. As transações entre empresas apresentam complexidades muito maiores do que a maior parte dos sites B2C.
O que ficou claro a partir daí é que a verdadeira demanda do mercado é por soluções “completas” (end-to-end), que começam com a estratégia, incorporam o marketing, passam pelo desenho e a implementação e chegam à própria operação do negócio (business process outsourcing). E que esse tipo de solução exige tanto abordagens “tradicionais” quanto “revolucionárias” em um único pacote. Resultado, os extremos começam a aproximar-se, por aquisições de empresas, parcerias e investimentos próprios.
Um enorme esforço de treinamento está sendo realizado pelas consultorias paratreinar adequadamente centenas de profissionais, para atender à demanda esperada (nossas pesquisas indicam que 90% das empresas pretendem contratar serviços de consultoria para desenvolverem suas soluções de e-business).
A nova consultoria trabalha com times ecléticos, capazes de navegar com segurança nos diferentes temas que formam o contexto de cada projeto de e-business que nasce no mercado.
