Saúde é o setor mais vulnerável a ataques cibernéticos, aponta Mastercard

Estudo conduzido pela empresa em parceria com o Datafolha indica que apenas 23% das empresas do setor possuem área própria para cibersegurança

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5:15 pm - 21 de maio de 2021

Uma pesquisa nacional divulgada nesta semana pela Mastercard, em parceria com o Instituto Datafolha, acende um alerta de segurança na área da saúde. Segundo o Barômetro da Segurança Digital, apenas 23% das empresas de saúde possuem uma área própria para a cibersegurança, o que coloca o setor como mais vulnerável a ataques cibernéticos, seguido pelo setor de educação.

O levantamento indica que metade dos entrevistados (49%) da saúde afirmam que cibersegurança não é prioridade no orçamento, pior percentual entre as indústrias pesquisadas. Além disso, menos da metade das empresas de saúde costumam fazer testes de segurança regularmente, por isso, 58% delas são alvos de fraudes e ataques digitais com alta ou média frequência.

“Em um cenário de pandemia, onde centenas de testes e exames são realizados diariamente, é de extrema importância que as instituições de saúde priorizarem o cuidado e a responsabilidade com os dados de seus pacientes, monitorando constantemente seus níveis de segurança e suas vulnerabilidades à ataques”, analisa o gerente geral da Mastercard Brasil, Estanislau Bassols.

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O Barômetro da Segurança Digital foi realizado pelo Instituto de Pesquisa DataFolha, a pedido da Mastercard, entre os dias 1 e 25 de fevereiro deste ano. Para tanto, o estudo entrevistou 351 decisores brasileiros da área de tecnologia, com a margem de erro de 5,0 pontos percentuais total.

À medida que os negócios se tornam cada vez mais digitais, mais dados e informações são gerados e, consequentemente, passíveis de serem utilizados em ataques e fraudes, lembrou o executivo da Martercard. Nesse sentido, a empresa de tecnologia do setor de pagamentos reforça seu portfólio de soluções de segurança, “que vão além do cartão”, e aposta em uma atuação multicamadas para prevenir, identificar e detectar possíveis fraudes em diversas indústrias.

Para isso, a companhia oferece um conjunto de soluções baseadas em inteligência artificial que atua em frações de segundo, detectando fraudes e facilitando decisões de segurança mais inteligentes. A Mastercard também possui soluções de inteligência baseadas em colaboração, ferramentas de análise automática e tecnologia de biometria baseada no comportamento do usuário (como velocidade de digitação), para barrar a ação de criminosos antes mesmo da fraude ser concluída.

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