Retrospectiva 2018: 10 artigos mais lidos sobre metodologias ágeis
Existem boas razões pelas quais os CIOs precisam cultivar uma cultura ágil em toda a empresa, e não apenas dentro da TI
O surgimento do método de desenvolvimento Ágil foi uma resposta direta ao doloroso histórico de fracassos de projetos de software, custos superiores ao previsto e insatisfação do negócio com o modelo tradicional da metodologia em cascata pela qual o desenvolvimento se desdobra lentamente em uma série de etapas, abrangendo análise de requisitos, design, implementação, teste, integração e manutenção.
E embora um número cada vez maior de CIOs esteja descontinuando aos poucos as metodologias tradicionais de desenvolvimento, conceitos errôneos sobre o desenvolvimento ágil ainda existem nas organizações de TI. Os mais deploráveis são: as equipes ágeis não planejam; pulam a fase de design; não testam; ágil significa inexistência de documentação.
Uma organização ágil muda sua maneira de agir, em contraste com os modelos organizacionais da sociedade industrial, baseados no paradigma da estabilidade, mudanças lentas e um entrincheirado modelo de gestão hierárquico, tipicamente “dilbertiano”, de comando-e-controle.
Ser Agile para uma empresa é uma mudança transformacional. Agile significa que no centro do universo não está mais a empresa (e seus acionistas), mas o cliente. Isto implica em buscar proporcionar experiências positivas e inovação contínua. Portanto ser Agile não é apenas implementar uma metodologia, mas uma fazer uma mudança cultural significativa. Ser Agile não é opção. É necessidade.
Confira os 10 artigos mais lidos sobre as metodologias Agile em 2018, por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.
1 – Agile e DevOps: uma união que ainda gera muita discussão
Já tem algum tempo que Agile e DevOps caminham lado a lado. Combinar ambas tornou-se preceito básico para qualquer área de TI, já que dessa forma é possível obter melhores resultados de negócios. No entanto, essa união ainda gera muita discussão. Alguns profissionais acreditam que o DevOps é uma “subclasse” do desenvolvimento Agile, enquanto outros determinam o DevOps como o “gol de placa” do Agile.
2 – Scrum vs Lean vs Kanban: Comparamos os frameworks ágeis
Cada um tem seu próprio foco, recursos, processos, benefícios e desvantagens. Veja como decidir qual estrutura funciona melhor para seu próximo projeto.
3 – Preparado para a Lean Digital Transformation?
O fato é que a verdadeira mudança só acontece se englobar a organização como um todo, o que pode ser chamado de Lean Digital Transformation. É uma reflexão profunda de como conduzir e estruturar a empresa no mundo digital, envolvendo modelos de lideranças, estruturas corporativas e a cultura como base de tudo.
4 – Agile Manifesto deveria ser leitura obrigatória para todos os CEOs
Ser Agile não é apenas implementar uma metodologia, mas uma fazer uma mudança cultural significativa.
5 – O segredo sombrio do Agile? A TI tem pouca necessidade das metodologias usuais
Apesar de toda a ênfase na colaboração e no tempo de comercialização, a agilidade diz respeito à entrega de produtos – não à melhoria de negócios, muito menos à transformação.
6 – 16 dicas para uma mudança suave para Agile
Mudar para um gerenciamento ágil de projetos pode aumentar consideravelmente as perspectivas de sucesso. A metodologia, que utiliza ciclos curtos para fornecer melhoria contínua no desenvolvimento de um produto ou serviço, está sendo usada em muitos setores devido a seus processos altamente colaborativos e eficientes. Mas, uma vez que sua organização tenha avaliado as opções e tomado a decisão de mudar para a Agile, como garantir uma transição tranquila, que beneficie tanto a própria empresa quanto seus clientes?
7 – 5 cursos rápidos para conhecer e dominar técnicas Agile
Em tempos em que velocidade e confiabilidade são qualidades cada vez mais procuradas por empresas em processo de Transformação Digital, é incluir entre os saberes profissionais os princípios do Lean e do Agile e como funcionam os métodos Scrum, Kanban e Scaled Agile (SAFe) é uma atitude positiva. Conhecer a Metodologia Agile pode ajudar gestores a se organizarem melhor.
8 – 5 ferramentas que ajudam a criar uma cultura DevOps
São soluções que oferecem serviços que vão desde o gerenciamento de configuração até a portabilidade de aplicativos.
9 – Você sabe o que é Hyper Agile?
E como o conceito junta gestão e tecnologia, visando o sucesso e a maior longevidade das organizações? ”O desenvolvimento “Hyper Agile”, conceito criado por Damon Poole, pretende dar uma resposta aos novos desafios no desenvolvimento ágil de software. A grande diferença, agora, é que não é necessário cumprir todas as boas práticas clássicas do manifesto para ser considerado Agile. É uma metodologia mais abrangente e menos fundamentalista, que reúne o melhor de vários mundos. Está projetada para escalar, suavemente, de pequenas para grandes equipes e maximizar o potencial da organização a partir de uma perspectiva de retorno de investimento (ROI).
10 – Agile? Não obrigado. Agile + DevOps? Sim, por favor
Estamos em 2018 e é simplesmente inaceitável que qualquer área de TI se concentre apenas em Agile ou apenas em DevOps. São dois lados da mesma moeda, e uma completa a outra, na visão de Diego Lo Giudice, vice-presidente e principal analista da Forrester. Para o especialista, se o seu fornecedor disser que é DevOps ou Agile sozinhos, você deve mudar de parceiro ou pedir um caso de negócios que mostre resultados em relação aos custos da transformação necessária.