Quase 4 milhões no Brasil usam apps como Uber e iFood como fonte de renda
Segundo Estadão, que cita dados da Pnad, aplicativos de serviços seriam o maior "empregador" do país na atualidade
Cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, os aplicativos de serviços como Uber, 99, iFood, Cabify, Rappi e Uber Eats já são usados como fonte de renda por 3,8 milhões de trabalhadores autônomos no país atualmente, conforme informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) publicadas pelo Estadão.
Referente aos dois primeiros meses de 2019, o número em questão faz com que essas plataformas sejam atualmente o maior “empregador” do Brasil, aponta o jornal, que cita como exemplo de comparação os Correios, maior estatal em número de funcionários do país, com aproximadamente 109 mil servidores.
Ainda segundo os dados da Pnad, que é realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os quase 4 milhões de brasileiros que trabalham com esses apps representam 17% do total de 23,8 milhões de trabalhadores autônomos no país na atualidade.
Além disso, o jornal aponta dados do Instituto Locomotiva, segundo os quais cerca de 17 milhões de brasileiros utilizam algum tipo de app de serviço regularmente para obter algum tipo de renda atualmente.
Segundo o presidente do instituto, Renato Meirelles, “estima-se que 70% dos adultos das regiões metropolitanas já fizeram pelo menos uma compra por meio de apps”.