Qualcomm lança chip 3G para celulares CDMA

A tecnologia 1xCDMa, de terceira geração, utilizada nesta plataforma permite aos usuários receberem imagens, vídeo-clipes e informações em cores.
“No mundo inteiro as operadoras estão perdendo receita com o tráfego de voz, a solução são os serviços de valor agregado que integram Internet e telefonia”, comenta Valerijonas Seivalos, vice-presidente de operações da Qualcomm no Brasil.
Dioferente do Wireless Application Protocol (WAP), o Brew é uma plataforma aberta que permite a utilização de qualquer linguagem para o desenvolvimento de aplicativos. ” Vamos criar políticas de incentivo e treinamento para Softwarehouses que poderão criar aplicativos baseados no desejo dos ususários”, completa Seivalos.
Ele explica que a Qualcomm já está negociando com as três operadoras CDMA brasileira (Telesp Celular, Telefônica Celular e Global Telecom), acordos de intenção para implantar o Brew até o final deste ano. “Os players não precisam trocar estações rádio-base ou qualquer outro equipamento, basta instalar um novo chip e software nas centrais de transmissão, que o serviço já se torna disponível”, diz Seivalos.
Quanto a remueração dos serviços, o executivo explica que as desenvolvedoras de software assumirão o risco do desenvolvimento e, depois a receita será dividida entre operadora, Qualcomm e as Softwareshouses.
