Quais características são necessárias aos líderes do futuro?
Serão muitos os desafios a ser enfrentados durante e após a pandemia por estes profissionais
A pandemia do coronavírus é uma realidade que trouxe consequência para todas as empresas, independente do ramo que ela esteja inserida. Na visão de Marcelo Arone, Headhunter e Coach de Carreira especialista em recolocação executiva, não é todo mundo que conseguirá se reerguer do baque provocado pelas mudanças já que serão necessárias novas expertises e características para se destacar em um mercado ainda mais competitivo.
Leia também: Inspiração para LGPD no Brasil, GDPR aplicou 785 multas na União Europeia
Para 2021, novos perfis de liderança serão buscados por companhias, com características que serão vitais para liderar a mudança de cenário tão necessária depois de tempos de crise. Para Arone, existem 8 elementos que serão pré-requisitos para os lideres do futuro:
- Adaptação ao novo
- Conexão tecnológica
- Desapego de práticas burocráticas
- Apoio incondicional a seus times
- Postura proativa e fortalecedora
- Resiliência e criatividade
- Tomada de decisão rápida e certeira
- Criação de ambientes saudáveis e eficientes
“O líder do futuro é inspirador, alguém realmente a ser seguido e que, se precisar, vai fazer, não vai esperar que façam por ele”, enfatiza o headhunter. Além disso, para ele, uma postura mais humana por parte das empresas, e conectada com as necessidades de quem se doou a ela por anos, muitas vezes, fará parte do time de líderes do futuro.