PSL quer trazer sistema de reconhecimento facial da China para o Brasil

Bancada do partido, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, viajou ao país asiático nesta semana para conhecer mais sobre o sistema.

Author Photo
2:13 pm - 16 de janeiro de 2019

Deputados e senadores do PSL (Partido Social Liberal), o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, viajaram nesta semana à China para conhecer de perto o sistema de reconhecimento facial do país asiático, vigilância que os integrantes do partido querem trazer para o Brasil. As informações são do UOL.

“Os chineses estão muito à nossa frente na questão da segurança pública, e como representante do estado do Rio de Janeiro essa tecnologia toda muito me interessa”, afirmou ao UOL o deputado federal Felício Laterça (PSL-RJ), que faz parte do grupo de 12 parlamentares que viajaram para a China nesta terça, 15/1, a convite do governo daquele país.

Segundo o UOL, os membros do PSL no congresso planejam apresentar no próximo mês de fevereiro, quando começa o ano legislativo, um novo projeto de lei que prevê a implantação de sistemas com tecnologia de reconhecimento facial em lugares públicos. 

Entre outras coisas, o projeto, cujo custo ainda não foi revelado, prevê a instalação de câmeras especiais em pontos de grande circulação das cidades, com o objetivo de ajudar as autoridades na captura de suspeitos e no combate ao crime. O primeiro lugar a receber a novidade seria a cidade do Rio de Janeiro.

A China possui um sistema gigantesco de vigilância, que conta com 170 milhões de câmeras com capacidade de identificar cidadãos por meio de reconhecimento facial – outras 400 milhões de câmeras deverão ser instaladas, aponta a reportagem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.