Propósito e trabalho devem caminhar juntos, revela pesquisa
Metade dos entrevistas pelo núcleo de estudos da Sodexo indicam que dobradinha é essencial nos dias atuais
O trabalho com propósito é cada vez mais visto por empresas e seus colaboradores como uma oportunidade de transformar indivíduos e a sociedade, além de contribuir para aumentar o comprometimento e a motivação dentro das organizações. Nesse sentido, um levantamento recente feito pela Sodexo Benefícios e Incentivos, revelou que 53,8% dos brasileiros acreditam que seu propósito de vida está conectado com seu trabalho atual.
A pesquisa, realizada entre março e abril deste ano com mais de mil pessoas em todo o País, ainda apontou que 83,4% dos entrevistados consideram que a atividade profissional que exercem contribui para melhorar a qualidade de vida de outras pessoas.
“95% das pessoas que entrevistamos afirmam que possuem um propósito de vida, e metade dos entrevistados acha que trabalham com esse propósito. É uma excelente notícia. Quando propósito e trabalho convergem, os resultados são positivos para as pessoas, organizações e também para a sociedade”, explica Fernando Cosenza, Vice-Presidente de Marketing Estratégico, Inovação e Digital da Sodexo Benefícios e Incentivos.
Segundo o executivo, que cita dados do estudo, os entrevistados também afirmaram que realizar um trabalho com propósito está entre os três principais fatores para que se sintam felizes no trabalho. Este cenário, indica, reforça a importância de encontrar uma atividade que satisfaça o indivíduo por completo e contribua para o desenvolvimento do mundo ao seu redor, indo além de simplesmente exercer uma função profissional.
Para aquelas pessoas que estão felizes com o trabalho atual (64%), realizar uma atividade que traga benefícios para a sociedade aparece entre os elementos mais importantes para atingir a realização profissional (37%), empatado com aprender e evoluir com meus colegas (37%) e ficando atrás apenas de trabalhar com algo que gosto de fazer (72%). Ter autoconhecimento para evoluir no trabalho (36%) e a preocupação da empresa a saúde física e mental (16%) também foram apontados como tópicos importantes para a felicidade no ambiente trabalho.