Projetos de transformação digitam consolidam parceria entre SAP e DXC Technology
Período da pandemia serviu para que clientes tirassem projetos da gaveta e iniciassem jornada para se tornarem empresas inteligentes
O ano de 2020 foi de crescimento ara a DXC Technology. Parceira da SAP há 35 anos, a companhia, especializada em serviços de Tecnologia da Informação (TI) e formada pela fusão da CSC e da unidade de negócios de Serviços Corporativos da Hewlett Packard Enterprise (HPE), cresceu no Brasil e deve repetir o resultado este ano.
O presidente da DXC Technology para a América Latina Sul, Ricardo Ferreira, embora não divulgue números para o Brasil, reconhece que as vendas no País cresceram “dígito duplo”. Esse desempenho ficou acima da média do mercado brasileiro de serviços de TI que, de acordo com dados da IDC Brasil, cresceu 3,5% em 2020, ultrapassando os R$ 42 bilhões. Para 2021, a IDC Brasil projeta crescimento acima de 5%.
No mundo, a DXC registrou nos nove primeiros meses do ano fiscal de 2021, encerrados em dezembro do ano passado, lucro líquido de US$ 658 milhões, ante um prejuízo de US$ 1,86 bilhão no mesmo intervalo do ano fiscal anterior. O resultado foi influenciado por uma baixa contábil de US$ 2,94 bilhões no ano fiscal de 2020 e um ganho de US$ 2,05 bilhões no ano fiscal atual, com venda de negócios de softwares para área de saúde. A receita líquida teve queda de 9,6% no período, para US$ 13,34 bilhões. Metade dessa receita vem da região Américas, onde está o Brasil.
Com 130 mil colaboradores no mundo e 7 mil na América Latina, a DXC possui escritório em São Bernardo do Campo (SP) e dois data centers, em Alphaville (SP) e São Bernardo do Campo. Ferreira disse que na América do Sul a DXC atende 115 clientes, entre multinacionais e governos, suportando mais de 100 mil usuários. A maioria desses clientes está no Brasil.
Crescimento
“São mais de 120 clientes no Brasil e, apesar de muitos terem sentido a crise resultante da pandemia, a DXC não entregou nenhum contrato no período”, celebra Ferreira. Ele explica que a pandemia trouxe uma agenda positiva para a DXC no sentido de que os clientes desengavetaram projetos que estavam parados. “Veio a necessidade de acelerar processos de transformação digital”, analisa.
E isso aconteceu, segundo ele, em três frentes principais: a da conectividade, para atender às demandas dos profissionais trabalhando remotamente; a da nuvem, para agilizar processos e otimizar custos de infraestrutura; e a da segurança, para garantir que as duas anteriores acontecessem sem colocar em risco os negócios e as informações.
A DXC Technology identificou uma grande demanda dos clientes por implementar o que o mercado vem chamando de workplace do futuro. Mais do que simplesmente prover conectividade aos colaboradores, o novo ambiente de trabalho implica a disponibilização de acesso a aplicações de negócio, com segurança.
“A pandemia provou que uma companhia consegue literalmente monitorar negócios remotamente. E isso se dá através de soluções SAP”, afirma Ferreira, destacando que os projetos envolveram esse acesso remoto e, mais do que nunca, a implementação de melhores práticas de segurança e proteção de dados.
“Trabalhamos para que os clientes tivessem condições de suportar e ingressar nos módulos de SAP de casa”, afirma, ressaltando que a crise e as dificuldades de fluxo de caixa também levaram organizações a acelerar a ida para a nuvem como meio de reduzir custos com infraestrutura, hardware, storage e datacenters on-premises, entre outros.
Serviço:
IT Mídia Breakout com a DXC Technology
Data: 18 de novembro de 2021
Horário: 11h (Brasília)
Inscrições aqui.