PretaLab busca aumentar protagonismo das mulheres negras no mercado
Conheça a iniciativa que tem como missão fomentar a presença de mulheres nos setores de inovação e tecnologia
Você conhece a PretaLab? A iniciativa quer colocar as mulheres negras em destaque nos campos da inovação e tecnologia. O projeto foi criado pela Olabi, organização social que trabalha para democratizar a produção e as oportunidades no mercado de tecnologia. As profissionais selecionadas pelo programa farão parte da comunidade Ollo, plataforma que conecta empresas a uma comunidade de talentos independentes. Assim, o projeto espera gerar mais oportunidades de trabalho e renda.
Uma das iniciativas do projeto é a pesquisa #QUEMCODABR, promovida pela PretaLab em parceria com a Thoughtworks, entre novembro de 2018 e março de 2019. O estudo mapeou o perfil profissional de tecnologia no Brasil. Segundo o levantamento, as pessoas que trabalham em tecnologia atualmente são, principalmente, homens (68%), brancos (58,3%) e jovens de classe média e alta. Adicione a esse perfil, pessoas que começaram a sua trajetória nos centros formais de ensino.
Mulheres, negras e protagonistas
“Diversificar esse mercado é tarefa urgente no país, tanto para promover maior igualdade social quanto para estimular a criação de produtos e serviços que atendam uma população mais ampla do país”, diz Silvana Bahia, diretora do Olabi e coordenadora da Pretalab.
Leia também: Fundação Estudar abre inscrições para programa de graduação no exterior
A parceria também estabelece a Olabi como beneficiária de doações da Ollo, a plataforma doa 5% do seu lucro para iniciativas que promovam programas de mentorias e inclusão profissional, como a Olabi. Além disso, a Olabi será parte da rede beneficiada pelos projetos elaborados como parte do processo seletivo da Ollo, pelo qual todas as pessoas que desejam fazer parte da comunidade da Ollo precisam passar.
“A equidade racial e de gênero são causas necessárias e urgentes. Estamos muito felizes com a parceria com a PretaLab, que irá contribuir bastante com nosso compromisso de incluir uma maior diversidade de pessoas nos projetos, e assim cooperarmos efetivamente para um mercado de trabalho mais igualitário”, ressalta Karina Rehavia, fundadora e CEO da Ollo.
Saiba mais sobre o PretaLab no site oficial da iniciativa.