Uso de CDN garante experiência do cliente na temporada de compras

Proximidade da Black Friday e do Natal aumenta preocupação com a garantia do disponibilidade e segurança dos sites. Uso de rede de distribuição de conteúdo é garantia contra congestionamento de rede e ameaças virtuais

6:07 pm - 16 de novembro de 2022

A chegada da temporada de compras – com a Black Friday e o Natal – deve trazer preocupações extras aos varejistas brasileiros. A previsão de movimentações ainda maiores que nos anos anteriores deve elevar as preocupações com a disponibilidade das operações online e, claro, com a segurança dos dados e das negociações dos clientes.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre sobre as expectativas dos consumidores aponta que as vendas devem ser 20% maiores este ano, em relação a 2021. Boa parte das compras devem se concentrar nos itens de moda (48%) e tecnologia (44%), seguidos por eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal, todos com 30% das intenções.

O Natal não deve ser diferente. Uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), aponta que a data deve injetar R$ 66 bilhões na economia brasileira, com cerca de 50% deste total chegando via compras online. “O fato é que teremos pela frente um período em que o varejo online deve estar pronto para grandes volumes de tráfego em suas redes”, prevê o CMO (Chief Marketing Office) da Exbiz, Marcio Montagnani.

Aposta nas CDNs

O executivo lembra que uma das apostas das empresas para evitar a lentidão e a indisponibilidade de suas plataformas de comércio eletrônico por conta do aumento de acessos não previstos é o uso de CDNs, ou Redes de Distribuição de Conteúdo, que também oferecem maior proteção contra agentes mal intencionados e ciberataques.

De acordo com Montagnani, a principal missão de uma CDN é reduzir a latência que, embora seja medida em milésimos de segundos, pode parecer uma eternidade para o cliente e até mesmo resultar em um erro de carregamento ou atingir o tempo limite. Ele explica que algumas redes de entrega de conteúdo aliviam a latência reduzindo a distância física que o conteúdo precisa percorrer para chegar até o cliente. “Portanto, as CDNs maiores e mais amplamente distribuídas conseguem entregar o conteúdo da Web de forma mais rápida e confiável, colocando o conteúdo o mais próximo possível do usuário final”, explica.

Citando o exemplo da Akamai, o executivo lembra que a companhia conta hoje com uma rede com mais 380 mil servidores espalhados pelo mundo, sendo oito mil no Brasil, o que permite à empresa garantir 100% de disponibilidade. “Isso significa que, independentemente da quantidade de acessos e tráfego, o cliente terá a mesma experiência de momentos de baixo tráfego”, diz, ressaltando que os servidores da Akamai estão espalhados nos PoPs (pontos de presença) das principais operadoras do País, deixando o conteúdo dos sites mais próximos dos clientes, diminuindo a quantidade de saltos e aumento a velocidade de carregamento.

Montagnani explica que, embora as CDNs não sejam hosts da Web e não façam entrega direta aos consumidores, os servidores de rede de entrega de conteúdo são geograficamente distribuídos para armazenar o conteúdo em cache mais próximo dos usuários e de seus ISPs, independentemente de onde eles estejam no mundo. Esse armazenamento temporário de conteúdo na ponta da rede permite reduzir a latência e entregar o mesmo conteúdo a vários usuários para proporcionar um acesso mais eficiente. O fato é que empresas de todos os portes usam CDNs para proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes, oferecendo benefícios como:

  • Desempenho – quando o conteúdo solicitado é armazenado em cache (pré-salvo) pelos servidores de uma CDN, o ISP ou o provedor de rede móvel de um usuário final obtém esse conteúdo conectando-se ao servidor na rede da CDN, em vez de esperar que sua solicitação seja enviada diretamente para a origem. O servidor de origem pode estar distante de sua localização física. Nesse caso, uma CDN aproximará esse conteúdo do usuário, melhorando a velocidade e o desempenho.
  • Disponibilidade – quando as cargas de tráfego atingem o pico de milhões de solicitações por segundo, até mesmo os servidores mais poderosos são colocados à prova. Sem uma rede de entrega de conteúdo, todo esse tráfego deve ser absorvido pela infraestrutura de um provedor de conteúdo, o que pode causar falhas e experiências ruins ao usuário final. A infraestrutura de servidor amplamente distribuída oferecida pelas CDNs foi projetada para aliviar esses problemas. As CDNs avançadas, com sua arquitetura altamente distribuída e suas enormes plataformas de servidor, podem absorver dezenas de TB de tráfego e possibilitar que os provedores de conteúdo permaneçam disponíveis para grandes bases de usuários.
  • Segurança – ataques de negação de serviço e explorações baseadas na Web (Injeção de SQL, cross-site scripting e ataques de inclusão de arquivos locais ou remotos) estão se tornando mais comuns. Em vista da crescente volatilidade do ambiente de ameaças na Internet, ajudar a proteger os websites é um requisito fundamental para uma CDN. As redes de entrega de conteúdo mais avançadas de hoje tornaram a segurança da informação uma competência essencial, oferecendo soluções exclusivas em nuvem. As CDNs devem proteger os provedores de conteúdo e os usuários, protegendo contra uma grande variedade de ataques, evitando que entidades mal-intencionadas comprometam a entrega e a disponibilidade.
  • Inteligência – como operadores de quase metade do tráfego mundial da Internet, os provedores de CDN, como a Akamai, geram grandes quantidades de dados sobre conectividade do usuário final, tipos de dispositivos e experiências de navegação no mundo todo. Eles podem usar esses dados para ajudar seus clientes, apresentando insights úteis e essenciais, bem como informações sobre a base de usuários. Esses serviços podem incluir monitoramento do usuário real e análise de mídia para medir o engajamento do usuário final com o conteúdo da Web e a inteligência da segurança na nuvem para rastrear as ameaças on-line.

CDN para qualquer tipo de conteúdo

Montagnani lembra que os serviços de CDN da Akamai nasceram de um desafio apresentado pelo fundador da Internet, Tim Berners-Lee, para resolver o que ficou conhecido como a “world wide wait” (rede de espera mundial, termo criado por usuários que sofrem com conexões de baixa velocidade à Internet). “Há mais de 20 anos, fomos pioneiros em computação de edge, desenvolvendo técnicas novas e sofisticadas para rotear o tráfego da Web, obtendo conteúdo de servidores localizados centralmente com mais rapidez para os primeiros usuários da Internet”, afirma, lembrando que essa experiência faz com que, hoje, as maiores marcas do mundo confiem nas soluções e na especialização da Akamai para proteger e entregar suas experiências digitais.

“Independentemente do tipo de conteúdo, nosso conjunto de soluções de entrega de conteúdo foi criado para proporcionar experiências digitais incríveis para todos os usuários, independentemente da localização, do dispositivo ou da rede”, afirma. Isso ocorre porque a Akamai tem uma capacidade de rede global de mais de 300 Tbps, com mais de 4,2 mil localizações e cerca de 1,4 mil redes que abrangem 135 países.

“Com a maior plataforma de entrega na ponta, nós vemos mais do que está acontecendo na Internet. Isso significa que podemos evitar gargalos com destreza e oferecer proteção aos usuários”, destaca Montagnani, lembrando que os usuários atuais exigem experiências visualmente envolventes e personalizadas que sejam rápidas em todos os dispositivos, o tempo todo. Ele destaca ainda funcionalidades como:

Aceleração automatizada – as empresas digitais elaboram aplicações cada vez mais complexas que são carregadas de imagens de alta resolução, vídeos, personalizações e outros conteúdos de terceiros. O resultado pode ser muito dispendioso para otimizar, operar e manter. Os controles e a automação inteligentes de desempenho do Akamai ION analisam, otimizam e aceleram continuamente as experiências da Web e de aplicações móveis.

Vídeos de alta qualidade em qualquer tela – o público on-line espera uma reprodução de vídeo estável em todos os momentos. Para isso, o Adaptive Media Delivery é otimizado para oferecer experiências de reprodução de vídeo consistentes e de alta qualidade em qualquer tela para o crescente público online.

Entrega perfeita de downloads – uma estratégia eficaz e confiável de download e distribuição de conteúdo é um fator-chave para maximizar a satisfação do cliente e a receita, independentemente de os usuários estarem baixando um software, jogo, patch de segurança ou uma aplicação no ambiente do dispositivo. O Download Delivery é uma solução confiável e de alto desempenho, otimizada para entregar conteúdos grandes e baseados em arquivos pela Internet.

API Acceleration – o API Acceleration é otimizado para a entrega de APIs e outros tipos de tráfego reduzido de carga útil para possibilitar experiências de usuário rápidas e envolventes em aplicações e websites. A solução transfere as solicitações das infraestruturas de origem e proporciona alto desempenho previsível para grandes volumes de XML, JSON e outros tipos de tráfegos transacionais e programáticos reduzidos e essenciais para o sucesso das aplicações.

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