Tecnologia invade salas de aula e transforma acesso à educação
Qualidade do ensino tem grande avanço com o uso de recursos como notebooks e lousas interativas, que trazem experiência mais colaborativa e imersiva
A transformação digital vem mudando paradigmas nos mais diversos setores da sociedade – e a educação não fica fora desse movimento. O potencial é imenso: ferramentas tecnológicas como lousas interativas e computadores pessoais aumentam a capacidade de transmissão de informações para os alunos e criam uma experiência de aprendizado muito mais rica.
“A tecnologia pode transformar a educação. Incorporadas às salas de aula, soluções como as telas interativas da Samsung tornam as aulas mais ricas e dinâmicas, permitindo que os professores transmitam seu conhecimento em mais detalhes. Essa também é uma forma de atrair a atenção de uma geração de alunos que já nasceu conectada”, afirma Kauê Melo, Diretor Sênior da Divisão B2B da Samsung Brasil. “Um ensino mais moderno, inclusivo e facilitado passa pela interação com ferramentas digitais”, acrescenta.
Existem inúmeros exemplos de como recursos como lousas interativas e computadores tornam o ensino mais estimulante e interativo. Em uma aula de biologia, por exemplo, é possível mostrar de forma interativa o funcionamento de uma célula, com uma riqueza de detalhes impossível de replicar em uma lousa comum. Em uma aula de geografia, uma lousa eletrônica pode permitir explorar diferentes análises de um território, tornando a aula muito mais interessante.
Com as telas interativas, o conteúdo das aulas pode ser salvo na nuvem pelo professor e compartilhado com os alunos. É possível sincronizar a tela com conteúdo de outras fontes, como notebooks, desktops e dispositivos móveis, através das múltiplas conexões – USB/HDMI/DP/NFC – e ainda fazer anotações e apontamentos complementares, que podem ser compartilhados com os alunos. “É uma forma de trazer mais praticidade às aulas”, afirma o executivo.
Com um browser para navegação já instalado, a tela interativa permite navegar na internet durante as aulas, facilitando o acesso a vídeos e conteúdos externos. “Todos esses são recursos que ampliam a interatividade, aumentam a capacidade de comunicação dos professores e permitem adotar modelos mais modernos de estudo, que mais impacto sobre os alunos”, explica Melo.
As soluções da linha Samsung de telas interativas e computadores pessoais, como a linha de Chromebook, promovem uma colaboração mais fluida, fazendo com que as aulas deixem de ser apenas expositivas e se tornem diálogos entre o professor e seus alunos. “Quando o aluno tem a oportunidade de explorar o tema da aula de forma mais interativa, dinâmica, ele consegue absorver de forma mais profunda o conhecimento, vivenciando uma experiência enriquecedora”, comenta Melo.
Com as soluções Samsung Flip, é possível acessar documentos e até serviços na nuvem para dar mais interatividade e produtividade ao aprendizado. “De experiências mais divertidas para o ensino fundamental a apresentações mais impactantes em palestras e seminários no ensino superior, o potencial é imenso”, avalia.
Disponíveis nas versões de 65, 75 e 86 polegadas, as soluções de Telas Interativas da Samsung oferecem recursos de múltiplas telas, transformando a experiência na sala de aula. “As novas gerações sempre estiveram imersas em um ambiente digital, com foco na personalização e no empoderamento das experiências. Com os equipamentos Samsung, todos esses atributos tornam-se parte integral do processo de aprendizado”, analisa Melo.
Além disso, toda a experiência dentro da sala de aula é complementada com o uso dos notebooks Chromebook Go. Com telas de 11,6 e 14 polegadas, processador Celeron e recursos pensados para estudantes, como a dobradiça de 180º para facilitar a visualização de conteúdos em trabalhos em grupo, os equipamentos foram feitos para proporcionar mobilidade e são resistentes a quedas, golpes e respingos.
“Os notebooks Chromebook Go passaram pelos testes MIL-STD-810G, garantindo que atendem a condições de operação que exigem confiabilidade e robustez. Eles são construídos para durar e para acompanhar os estudos, dentro e fora da sala de aula”, completa Melo.
Saiba mais em: empresas.samsung.com.br