Quatro recomendações para se transformar em um líder digital

Cada companhia e executivo descobrirá sua vocação nesse novo mundo que emerge da digitalização dos negócios. Mas como?

9:05 am - 20 de outubro de 2016
connect-20333_1280.jpg

As possibilidades de redefinir mercados e criar modelos de negócios inovadores a partir de novos conceitos tecnológicos transformarão de maneira profunda as regras de competição. Os executivos responsáveis pelas estratégias de TI das empresas terão papel fundamental em um contexto de economia digital, afinal, são eles que conhecem as ferramentas e podem ocupar uma posição de destaque na tarefa de posicionar ofertas e encontrar vertentes para exploração de novas receitas.

A revolução rumo a digitalização ainda é recente e não há clareza sobre quem serão os líderes ou, até mesmo, os competidores nesse cenário que se desenha. O Gartner aponta, porém, para um ambiente ainda sem regras totalmente definidas e um cenário de imensas oportunidade para quem estiver disposto em adotar uma postura de inovação. 

A consultoria observa desafios fundamentais no horizonte. Um deles, e talvez o mais importante, toca a capacidade de se imaginar negócios ainda não pensados e que serão capazes de redefinir negócios de maneira intensa, rompendo barreiras de indústrias. 

Nesse contexto emerge a necessidade de profissionais de TI com altos graus de criatividade capazes de pensar soluções com altos níveis de disrupção.

perfildigital

Para quem quiser seguir o rumo em busca de uma posição de destaque em uma economia digital, o Gartner recomenda quatro abordagens que deveriam ser perseguidas pelos CIOs:

1. Trabalhe próximo aos CEOs e a outros líderes de negócio para pavimentar uma estrada e criar uma visão quanto ao futuro digital da empresa;

2. Crie e desenvolva novas redes de relacionamento, principalmente fora do contexto tradicional de tecnologia da informação. Coloque profissionais de TI e de áreas distintas da organização para pensarem, testarem e executarem projetos em parceria;

3. Seja um evangelizador dos executivos de negócio quanto a novos modelos de negócios digitais propondo abordagens criativas e inovações capazes de trazer ganhos tangíveis e intangíveis a partir do uso de informações. Faça isso aproveitando recursos computacionais que exijam baixo investimento;

4. Canalize o foco para montagem de um time coeso e abrangente. Esse pode ser um fator de sucesso em um ambiente digital. Monte um plano para recrutamento e desenvolvimento de talentos da equipe de acordo com os rumos que sua empresa almeja seguir.