Pesquisas apontam o impacto que as soluções de comunicação unificada têm nos negócios

Soluções como o Zoom vão além de permitir reuniões online, afetando diretamente, e positivamente, o modelo organizacional das empresas.

por Zoom
4:17 pm - 07 de junho de 2022
Zoom

Não é segredo que a pandemia forçou o mercado a encontrar novas formas de continuar funcionando. Muitas dessas formas estiveram baseadas em soluções de colaboração que agora se consolidam e devem continuar como parte essencial do dia a dia de empresas e profissionais.

A continuidade vem não apenas da conveniência trazida para os usuários, mas também de impactos econômicos positivos gerados para a as empresas. Exemplos deste impacto são encontrados em uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), que demonstra quais setores foram capazes de dinamizar seus processos de negócios usando a videoconferência e, mais do que manter seus negócios funcionando, conseguiram crescer.

O estudo apontou um aumento de 2,5 a 3 vezes no número de colaboradores trabalhando remotamente e o consequente crescimento de 2,4 a 2,7 vezes no uso de soluções de videoconferência. Com isso, o tempo total gasto em soluções de videoconferência aumentou de 3 a 5 vezes nas empresas. “Como resultado destes crescimentos, a pesquisa mostra que 70% dos gerentes pesquisados estão mais abertos a modelos de trabalho remoto flexível do que antes da pandemia”, ressalta Alfredo Sestini, Head da Zoom no Brasil.

Essa abertura está levando à consolidação dos modelos de trabalho híbrido, com as empresas prevendo que mais de 1/3 de seus funcionários devem continuar trabalhando remotamente depois da pandemia. Esse volume varia de segmento para segmento, mas alguns – como saúde, educação e tecnologia – estão entre os que mais adotaram a comunicação remota.

Alguns números comprovam isso. Na área de Saúde, por exemplo, 67% das empresas estão considerando o modelo de trabalho remoto flexível graças ao sucesso na implantação da colaboração remota. Na Educação, as empresas pesquisadas ampliaram em 3,5 vezes o uso deste tipo de solução. Já no setor de Tecnologia, 84% das empresas pesquisadas confirmam que estas soluções continuarão a ser essenciais para suas operações ao mesmo tempo em que os serviços profissionais aumentaram em quase três vezes a oferta do trabalho remoto.

“Tudo isso demonstra que o trabalho remoto é hoje uma necessidade e deve continuar. Alguns profissionais voltarão aos escritórios, mas uma grande parte deve continuar colaborando virtualmente de forma remota ou em um modelo híbrido”, diz Sestini. O executivo destaca que o mundo sai diferente deste período, com a força de trabalho pulverizada.

O valor do Zoom

O executivo cita uma outra pesquisa, esta realizada pelo Forrester Consulting, que aponta especificamente o impacto econômico trazido pelo uso da plataforma Zoom, que hoje vai muito além de uma ferramenta apenas para reuniões, e que pode ser resumido em conexões mais significativas, mais produtividade e retorno sobre investimento (ROI) de até 261%.

Chamado “The Total Economic Impact of Zoom’s Unified Communications Platform”, a pesquisa foi  à fundo nestes temas. Uma das constatações é que o uso do Zoom deu aos colaboradores das empresas pesquisadas mais 52 minutos de produtividade por semana e melhorou o tempo de retorno das vendas em 70%. Em relação a área de TI, o uso da solução simplificou o suporte, reduzindo o tempo de solução de problemas em 75%, além de eliminar tecnologias redundantes e a necessidade de grande parte das viagens.

Para quantificar estes dados, o Forrester Consulting entrevistou tomadores de decisão de diversas organizações que compraram e implantaram o Zoom para comunicações unificadas. “Embora cada cliente varie em tamanho e setor, cada um obteve economias significativas de custos e benefícios econômicos com a implementação do Zoom”, ressalta Alfredo Sestini.

Além disso, estes dados ajudaram a consultoria a construir um modelo financeiro que mostra que uma organização que usa as experiências Zoom pode obter benefícios de US$ 46,23 milhões ao longo de três anos, contra custos de US$ 12,81 milhões. Isso resulta em um valor líquido de US$ 33,42 milhões, ou um ROI de 261%.

Do ponto de vista da saúde mental dos colaboradores, a pesquisa indica que o Zoom melhorou a resiliência organizacional durante a pandemia, aumentando a satisfação de funcionários e clientes e a colaboração dos funcionários. “Nossos clientes compartilham conosco o impacto que a plataforma de comunicações unificadas da Zoom tem em suas organizações e suas conexões com seus clientes e as descobertas nos dizem que as pessoas continuarão a trabalhar juntas para superar quaisquer obstáculos à frente, com a tecnologia desempenhando um papel fundamental na definição do que está por vir”, afirma.