O service desk e as lideranças do futuro

Ambientes de negócios mais complexos e dependência cada vez maior da tecnologia devem ampliar participação dos colaboradores técnicos em outras áreas das empresas

3:05 pm - 30 de março de 2022

As mudanças pelas quais as empresas vem passando nos últimos dois anos têm levantado o debate sobre o novo perfil das lideranças corporativas. Com a digitalização da economia e a consolidação de modelos híbridos de trabalho, os ambientes e as relações entre colaboradores tendem a se tornar mais complexos, exigindo mais das lideranças.

Esse movimento já foi percebido por especialistas, que têm identificado nos profissionais oriundos de áreas mais técnicas, como o service desk, as características que serão demandadas das lideranças do futuro. De acordo com Guilherme Morais, diretor da TOPdesk Brasil, o aumento da importância das áreas de tecnologia nas empresas também tem contribuído para isso. “A TI tem se tornado central nas empresas, o que tem levado seus profissionais a assumirem novas responsabilidades e ganhar visibilidade”, afirma.

O executivo lembra, no entanto, que essa visibilidade tem sido acompanhada de cinco competências que são naturais aos profissionais de service desk, por exemplo, e que tem sido consideradas essenciais para as novas lideranças. A primeira delas é a curiosidade, considerada uma característica bem desenvolvida por estes profissionais. “A tecnologia sempre se desenvolveu a uma velocidade maior do que a capacidade de adaptação do ser humano. Os profissionais de service desk têm esse skill de aprendizado contínuo porque precisam se manter sempre atualizados”, diz.

Outra competência considerada essencial é a empatia que, mesmo não sendo natural, acaba sendo desenvolvida com o tempo por profissionais técnicos. Morais lembra que ela é necessária para entender as dores dos usuários e, também, para permitir o trabalho em equipe. A terceira competência é a visão de negócio que, embora não seja natural, foi fortemente desenvolvida nos últimos dois anos. “A digitalização da economia trouxe o profissional de TI para o centro das decisões e essa é uma característica que tem se tornado cada dia mais forte. Hoje, qualquer projeto tem que ser entendido do ponto de vista do negócio”, explica.

Outra competência que vem sendo desenvolvida com as mudanças trazidas pela transformação digital é o que especialistas chamam de Big Picture Mindset, entendida como a capacidade de buscar uma visão mais ampla. “Profissionais técnicos tendem a buscar soluções e nem sempre a primeira solução é a melhor. É preciso avaliar a situação como um todo para então calcular qual pode ser o melhor movimento”, compara.

Por fim, a humildade tem sido considerada uma competência essencial para líderes do futuro. Isso porque em ambientes cada vez mais complexos, é impossível às lideranças ter todas as respostas. Por isso o líder precisa ter a humildade de se cercar de pessoas que tenham essas respostas e, principalmente, de entender que suas falhas podem limitar a qualidade de suas decisões.

 

TI e negócios

Morais lembra que a mudança tem sido fruto de um caminho de duas vias: os profissionais de TI tem ganhado visibilidade porque a tecnologia em si tem se tornado fundamental dentro das empresas. Com isso, muitos deles têm assumido novas responsabilidades, que vão além das questões técnicas. Na prática, a TI deixou de ser uma área de apoio e, com isso, trouxe seus profissionais para o centro das decisões de negócio. “É bom lembrar que quem chega ao cargo de CIO ou CTO hoje, já chega com visão de gestão, de estratégia, enfim do negócio da empresa. Os projetos que ele coordena afetam toda a organização, por isso esse conhecimento é absolutamente necessário”, ressalta.

Para o executivo, o novo perfil dos profissionais de TI estão evoluindo junto com o que se espera das novas lideranças. São profissionais que deixaram seus nichos e hoje transitam por todas as áreas, entendendo os processos de negócio para fazer com que a tecnologia os tornem mais eficientes e menos custosos. “São profissionais que entendem como a tecnologia pode transformar o negócio, e por isso estão ganhando espaço”, conclui.

BOX

As cinco competências do futuro

1.Curiosidade;

2.Empatia;

3.Visão de negócio;

4.Big Picture Mindset;

5.Humildade.