O novo papel dos desenvolvedores na economia digital

Com processos cada vez mais digitalizados, empresas apostam na proatividade dos profissionais de desenvolvimento e em plataformas que agilizem seu trabalho.

8:19 pm - 20 de janeiro de 2022
twilio

Um dos impactos mais marcantes do processo de digitalização da economia é o aumento na competição pelo coração e mente dos clientes. Não se trata apenas de oferecer o melhor produto ou serviço, mas também a melhor experiência e, para isso, os desenvolvedores vem se tornando mais e mais importantes dentro das empresas.

Isso porque, quando se fala em omnicanalidade e experiência personalizável e ágil, aumenta muito a importância destes profissionais na construção de soluções para que a relação entre as empresas e seus clientes seja produtiva. “Eles estão se tornando mais que solucionadores de problemas. São mentes criativas capazes de trazer insights de negócios”, afirma Raul Rincon, vice-presidente LATAM da Twilio, empresa líder global em soluções na nuvem, e que tem como foco melhorar o engajamento das empresas com seus clientes.

Esse protagonismo tem sido fortalecido por soluções como as desenvolvidas pela Twilio, que partem justamente do papel do desenvolvedor dentro da empresa. “Eles são cruciais como solucionadores de problemas, por isso capacitá-los é uma boa alternativa para que a empresa se prepare para o futuro”, explica Rincon, lembrando que, para sobreviver em um mercado digital, as empresas precisam se transformar em construtoras de soluções.

Esse novo posicionamento tem levado à uma mudança nos processos de desenvolvimento. Tradicionalmente, eram os profissionais de negócios que apresentavam ideias aos desenvolvedores e estes as transformavam em código. Com a digitalização e uma dependência cada vez maior do software, os desenvolvedores tornam-se peças-chave na solução de problemas e na experimentação, que são os pré-requisitos da inovação.

“Além disso, é preciso manter os desenvolvedores próximos aos clientes, remover as barreiras organizacionais que os separam das pessoas que realmente usam seu software”, explica Rincon, lembrando que, assim, eles podem fornecer recursos melhores e mais úteis em menos tempo. “Esses profissionais são pensadores estratégicos, ótimos solucionadores de problemas. Os líderes empresariais precisam aprender a falar como o desenvolvedor e os desenvolvedores precisam aprender a falar sobre negócios”, defende Rincon.

O executivo reforça tratar-se de uma mudança de cultura empresarial, em que surge uma comunidade mais diversificada que ele chama de construtores. Na base desta transformação estão as mudanças provocadas pela pandemia. Quando os clientes permaneceram em casa, às empresas restou confiar em seus desenvolvedores para colocar suas operações online.

Esta mudança nas necessidades dos clientes alterou o futuro de todos os negócios, tornando urgente que todas as organizações e todas as empresas se tornassem uma empresa digitalizada ou enfrentassem a extinção. “Todos os setores estão se tornando digitais e todas as empresas precisam da melhor solução de comunicação para conquistar os corações e mentes dos clientes. Para sobreviver a todas essas mudanças, é preciso usar a criatividade, que vem da força de trabalho criativa de uma organização, seus desenvolvedores”, completa Rincon.

 

Soluções para desenvolvedores

Para garantir que os desenvolvedores possam assumir plenamente esse posicionamento dentro de suas empresas, a Twilio vem trabalhando para oferecer a eles plataformas cada vez melhores que facilitem a criação de aplicações para envio de mensagens, sejam elas de texto, de voz ou de vídeo. “A ideia é evitar a necessidade de se construir do zero toda uma infraestrutura de comunicação para ser atrelada à uma aplicação, diminuindo a necessidade de alterar códigos e possibilitando hiper personalização de maneira fácil”, conta Rincon.

Outro foco das soluções é eliminar a necessidade de negociar contratos com operadoras e construir algoritmos de roteamento de mensagens para cada região onde uma empresa possui clientes, já que sua camada de software atinge mais de 180 países. Isso se dá graças ao modelo de trabalho em nuvem, que permite o pagamento por uso e o dimensionamento da solução conforme a demanda. Alguns dos serviços da companhia incluem:

  • Mensageria programável, um serviço que permite ao usuário enviar e receber mensagens (SMS, WhatsApp e Chat) de todo o mundo por meio de uma API;
  • Twilio Flex, contact center na nuvem customizável para proporcionar uma melhor comunicação com os clientes em diferentes canais;
  • Voz programável, que permite que se faça, receba e monitore chamadas de todo o mundo com uma API;
  • Twilio Sendgrid, que facilita a entrega de e-mails de uma forma confiável e escalável;
  • Twilio Segment, que permite aos desenvolvedores unificar dados de clientes de todos os pontos de contato com eles e fornecer aos responsáveis pelas campanhas de marketing, vendas e atendimento ao cliente as informações de que eles precisam para criar e manter um relacionamento com o cliente que seja baseado em dados, com informações realmente úteis e que geram uma real personalização do atendimento.

“Um diferencial importante é que a Twilio é uma empresa fundada por um desenvolvedor e suas soluções são usadas pelos desenvolvedores. Nós acreditamos que os desenvolvedores vão ajudar a moldar e construir o futuro das comunicações”, conclui Rincon.