O Futuro do Trabalho: insights da Pesquisa por Google Workspace e IDC Brasil

Conheça as principais tendências de colaboração e os desafios que as empresas experimentam no modelo híbrido

12:09 pm - 03 de outubro de 2023
Google GWS

As formas de trabalho estão em constante mudança e o modelo híbrido se fortalece mais a cada dia. Os profissionais que antes trabalhavam de forma remota durante a pandemia, retornaram gradativamente aos escritórios. O resultado desse movimento de transição é, principalmente, o fato de que as empresas precisaram passar por adequações, novos desafios e aprendizados, ligados à segurança, liderança, produtividade e colaboração.

Os impactos positivos desse modelo de trabalho, tem sido a produtividade e a colaboração entre os profissionais dentro das empresas e setores. Com o uso da tecnologia ao seu favor, os colaboradores estão conquistando maior liberdade para organizar a sua própria rotina e manter a qualidade de vida.

A IDC Brasil, a pedido do Google Workspace, conversou com quase 1.300 profissionais de diferentes empresas do Brasil e reuniu em sua segunda edição da pesquisa “O Futuro do Trabalho”, dados e informações sobre como foi essa mudança para as empresas.

O modelo de trabalho híbrido se firmou como o mais adotado pelas empresas no país. Esse fenômeno é respaldado por dados impressionantes: 82% das pessoas entrevistadas já abraçaram o trabalho híbrido como a configuração definitiva de suas atividades profissionais.

A consolidação do modelo híbrido não é uma mera coincidência. Resultados da pesquisa revelam que 73% dos profissionais que atualmente adotam essa modalidade, consideram a ida ao escritório, em dias alternados, como o melhor formato de trabalho, tanto para eles quanto para suas organizações. Além disso, 75% afirmam que experimentaram um aumento significativo em seu bem-estar e saúde mental como resultado da adoção do trabalho híbrido.

Esses dados indicam que o modelo híbrido não é apenas uma tendência passageira, mas sim um formato que traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas.

A nuvem a favor da colaboração

O modo de trabalho colaborativo está sempre em evolução, já que depende da cultura, das pessoas e das soluções em uso pelas empresas. Para se adaptar à cultura do trabalho colaborativo, é preciso usar as ferramentas certas que proporcionem facilidade para todas as pessoas na empresa.

Os dados da pesquisa são claros: 90% da amostra se sente capaz ou extremamente capaz de colaborar de forma eficaz no modelo híbrido, fazendo uso de ferramentas facilitadoras para esse processo. Além disso, o ano de 2022 testemunhou um aumento significativo da sensação de produtividade entre os profissionais brasileiros. Atualmente, 89% desses profissionais se consideram produtivos ou altamente produtivos em seu formato de trabalho atual.

Com profissionais cada vez mais colaborativos e a tecnologia a favor da colaboração, os negócios começam a ver impactos mais sólidos a partir do uso dessas soluções. Metade dos entrevistados relata que a adoção do modelo híbrido, combinado com soluções de colaboração, acelerou significativamente o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Esse impacto positivo demonstra como a colaboração eficaz impulsiona a inovação e o crescimento nos negócios.

Nesse sentido, soluções de colaboração podem assumir o papel de facilitadoras, sendo grandes aliadas das empresas e lideranças na gestão de demandas. Além disso, essas ferramentas também permitem que pessoas possam trabalhar em ambientes diferentes de forma integrada – um time totalmente remoto pode trabalhar de forma colaborativa em um mesmo projeto acessando os documentos por qualquer dispositivo.

A forma como cada empresa trabalha está sempre em evolução e o Google Workspace está sempre se atualizando para acompanhar essas mudanças. Uma ferramenta que nasceu na nuvem e da necessidade de integração não linear do trabalho, gera oportunidades de conexões dentro e fora do mundo on-line. Além disso, com um formato mais fluido, ágil e baseado em colaboração, torna o trabalho do dia a dia mais prático e simples.

Para ler o material completo e entender todos os insights, baixe o relatório “O Futuro do Trabalho.