Nasa e IBM realizam hackathon em 60 países neste final de semana

Durante Space App Challenge, desenvolvedores do mundo todo criarão tecnologias para exploração espacial com plataforma Bluemix

6:03 pm - 10 de abril de 2015

Neste final de semana, a Nasa reúne mais de 10 mil desenvolvedores, cientistas, estudantes e empreendedores ao redor do mundo para uma maratona cujo objetivo é desenvolver tecnologias que possam impulsionar a exploração espacial.

Chamado de Nasa Space App Challenge, o hackathon de dois dias conta com a parceria da IBM que oferece aos participantes uma de suas últimas soluções para desenvolvimento de aplicativos em nuvem, a plataforma Bluemix.

Ao todo, o campeonato global conta com a participação de 60 países, informou a Nasa. Os desafios individuais incluem áreas como desenho de naves espaciais, criação de robôs de caça a asteroides e desenvolvimento de um drone para ser utilizado em uma nave.

Segundo a Nasa, a agência oferecerá mais de 200 fontes de dados, incluindo ferramentas e serviços. Da mesma forma, desenvolvedores terão a oportunidade de utilizar mais de 100 ferramentas com base em cloud, como serviços de analytics do Watson a ferramentas de gerenciamento de dados para Internet das Coisas.

Ao utilizar a plataforma em nuvem da IBM, os integrantes terão também o desafio de criar aplicativos, software, hardware e soluções para visualização e análise de dados.

Além da categoria Exploração Espacial, desenvolvedores poderão criar tecnologias para resolução de problemas “terrestres”, como mapeamento para água potável e criações em robótica.