Mudanças no modelo de trabalho trazem novos desafios às empresas

Consolidação do home office e adoção de modelos híbridos exigem novos modelos, e soluções, de gestão. Algumas empresas têm apostado no uso do Zoom para diferentes processos, da contratação à expansão de suas operações

por Zoom
2:48 pm - 10 de agosto de 2022

Os novos modelos de trabalho consolidados com a pandemia têm trazido novos desafios para as empresas. Não se trata apenas de fazer a gestão de equipes remotas, mas também de encontrar soluções para novos modelos de contratação ou até mesmo de expansão das operações.

E estes desafios não são pontuais. Um levantamento feito pela consultoria Mercer aponta que 43% dos brasileiros querem mais flexibilidade no trabalho, apostando principalmente em modelos de trabalho remoto e híbrido. Considerável, o percentual é menor que a média global, segundo a qual 60% dos profissionais querem mais flexibilidade.

O estudo aponta ainda que 74% dos entrevistados acreditam que as empresas onde trabalham seriam mais bem-sucedidas se tivessem trabalhadores em regime remoto ou híbrido, e 80% afirmaram que a equipe trabalha melhor quando algumas pessoas estão no escritório e outras em casa. “O que a pesquisa deixa claro é que este é um tema relevante para as empresas, que precisam se adaptar aos novos formatos de trabalho para conquistar e reter talentos”, comenta Alfredo Sestini Neto, Head Brasil e América do Sul Zoom.

Parte dessa adaptação passa pelo uso da tecnologia, e de novas soluções, que ajudem a adaptar ou criar novos processos alinhados a esta nova realidade. Sestini reforça que a Zoom vem trabalhando nesse sentido e que as soluções da empresa vêm sendo utilizadas em diferentes frentes para isso.

Recrutamento

No processo de recrutamento de novos talentos, a Capital Onde, empresa especializada na oferta de serviços financeiros é um exemplo. A companhia já vinha utilizando comunicação por vídeo para conectar suas equipes globais e remotas e essa mesma tecnologia também desbloqueou uma nova abordagem ao recrutamento, agilizando o processo, permitindo acessar diversos talentos e construindo equipes de forma mais eficiente.

“O Zoom é a ferramenta ideal para se adequar à cultura que somos e à cultura que temos orgulho de ser”, disse Nikita Steals, vice-presidente de aquisição de talentos tecnológicos da Capital One. A partir do momento em que passou a utilizar o Zoom em seus processos de recrutamento, a companhia registrou o dobro de participantes, passou a acessar grupos mais diversos e viu seus recrutadores estabelecerem relacionamento com os candidatos rapidamente.

A Capital One também costumava reunir equipes consideráveis ​​para planejar grandes eventos presenciais e visitas a faculdades e universidades. Essas visitas tinham horários rígidos e os alunos tinham pouco tempo para interagir com as equipes da empresa. “O Zoom nos permitiu estar virtualmente lá e interagir de muitas das mesmas maneiras que interagimos pessoalmente como um substituto para sempre viajar”, ​​disse John Keegan, diretor sênior de recrutamento da Capital One.

Com isso, a companhia dobrou o número de participantes do evento sem aumentar o número total de seus eventos de recrutamento. “Vejo a contratação remota como um multiplicador de força que nos permite alcançar geografia e demografia que de outra forma não teríamos”, disse Steals.

Além disso, os talentos são distribuídos igualmente, mas as oportunidades não. Ao mudar para o Zoom, a Capital One triplicou seu envolvimento com faculdades e universidades historicamente negras e instituições que atendem hispânicos. Os eventos de recrutamento virtual permitem que os recrutadores construam relacionamentos melhores do que no passado, quando havia mais restrições de viagens e agendamento.

Por causa da demanda, os candidatos de tecnologia têm tempo muito limitado durante os eventos de recrutamento, e isso não mudou quando as coisas se tornaram virtuais. As empresas precisam ser ágeis e se mover rapidamente, assim como os recrutadores precisam ser capazes de construir relacionamento e estabelecer esse elemento humano com facilidade.

“O Zoom cria essa personalização”, disse Steals. “Os vários filtros e configurações do Zoom nos ajudam a capturar o clima e o momento.”

As salas temáticas e a função de bate-papo ajudam os recrutadores a manter a atividade e o engajamento durante os eventos virtuais. A Capital One também incorpora o quadro branco tanto para entrevistas quanto para sessões de treinamento e desenvolvimento. “Queremos muito poder encontrar os alunos onde eles estão, e pesquisas mostram que os alunos esperam ter essa flexibilidade mesmo após a pandemia”, disse Keegan. “O recrutamento remoto veio para ficar.”

 

Colaboração

A Bridgewater Associates, um dos maiores fundos de hedge do mundo, é outro exemplo de empresa que tem buscado desenvolver diferentes modelos de trabalho para permitir maior flexibilidade e proteger a saúde, a colaboração e a comunicação entre os funcionários locais e remotos. A companhia apostou na criação de Zoom Rooms ao ar livre, onde seus colaboradores podem se encontrar pessoalmente com segurança enquanto criavam uma experiência de reunião dinâmica para aqueles que estavam remotos.

O primeiro desafio para a criação destes espaços foi entender como os funcionários queriam usa-los e como superar obstáculos como intempéries e ruídos de fundo de carros e pássaros. “Uma das maiores coisas que aprendemos é que é preciso ser muito intencional ao projetar salas de reunião e garantir que seja um design holístico”, disse Michael Srihari, vice-diretor de tecnologia da Bridgewater. “Além de pensar em software e hardware, é necessário considerar o layout da sala, suas dimensões, como ela será usada e as predefinições da sala de reuniões que melhor atenderiam a esses casos de uso”, diz.

“Há muitas tecnologias que podem ser usadas, por isso testamos algumas para encontrar as soluções que nos atendiam”, disse Anthony Golia, chefe de desenvolvimento de produtividade da empresa. Ele explica que os testes permitiram desenvolver kits de salas padrão que podem ser alterados para atender necessidades específicas. No caso das salas ao ar livre, isso envolveu testes com equipamentos à prova de intempéries, caixas especiais, microfones com cancelamento de ruído e diferentes opções de conexão para encontrar o ajuste certo.

Depois de definir a configuração, foi preciso escolher uma tecnologia que pudesse evoluir ao longo do tempo, permitindo a melhor experiência para os participantes. Os testes levaram à definição dos seguintes equipamentos: Microfones Shure MXA710W-2FT; Áudio DSP/Interface USB Shure P300; Amplificador QSC SPA2-60; Alto-falantes JBL Control 67P/T; Tela Sunbrite SB-V-75-4KHDR-BL, com tela de 75″; e Câmera Huddly IQ. De acordo com Golia, tudo foi escolhido para criar igualdade na experiência presencial e remota, o que é fundamental para uma força de trabalho híbrida. “Por exemplo, gostamos de ver o bate-papo na reunião aparecer para que possamos nos envolver com participantes remotos com mais facilidade. Para isso adicionamos uma segunda tela dedicada a exibir todos os tipos de conteúdo, incluindo o bate-papo na reunião, para que possamos ver como nossos participantes remotos estão se envolvendo e garantir que ninguém perca nada”, conta.

“Fizemos uma tonelada de happy hours e encontros no Zoom, e acho que eles continuarão sendo muito importantes para a força de trabalho híbrida. Ele cria um espaço para conversas informais, o que ajuda a manter os funcionários remotos informados, e também cria um espaço para conexão pessoal, o que é muito importante”, comemora Hadley Haslegrave, gerente de operações imobiliárias e prediais da Bridgewater Associates.

 

Expansão

Além de processos de contratação, engajamento e colaboração, o Zoom tem sido utilizado também em processos de expansão. A ContentSquare, plataforma de análise da experiência de clientes, usa os dados de empresas e sua plataforma para aproximar as organizações dos seus clientes. Como provedor de tecnologia, eles utilizam uma série de soluções para atender seus clientes em todo o mundo e garantir suporte ao seu próprio crescimento.

Nesse contexto, Alexandre Menguy, diretor de segurança da informação da ContentSquare, conta que a companhia utilizou o Zoom para dar suporte ao seu processo de expansão, mantido durante a pandemia e a mudança da organização para um ambiente de trabalho home office. “Houve um tempo em que não realizávamos muitas reuniões por vídeo porque a maioria dos funcionários ficava no escritório e podíamos facilmente interagir uns com os outros. Mas adquirimos uma empresa em Israel e contratamos alguns colaboradores dos EUA e do Reino Unido, o que nos criou a necessidade de uma solução de videoconferência robusta e unificada”, lembra.

Quando todos os colaboradores da companhia passaram a trabalhar em home office, Menguy diz que a empresa já tinha tudo preparado para ser bem-sucedida. “Tínhamos todos os nossos aplicativos de SaaS instalados, incluindo o Zoom para comunicação, então foi realmente fácil para os nossos colaboradores se conectarem entre si em casa e trabalharem da mesma forma que faziam no escritório”, diz, lembrando que a ferramenta foi fundamental para que a empresa mantivesse seu ritmo de expansão.

Ao implementar o Zoom, a ContentSquare ganhou um ativo crítico para coordenar e comunicar-se perfeitamente com suas subsidiárias e atender seus clientes. À medida que o ContentSquare continua a crescer, a organização está avaliando como pode aumentar o uso do Zoom para criar uma infraestrutura de comunicações mais forte e unificada. “No momento, estamos procurando uma nova solução de telefone, então estamos considerando o Zoom Phone”, disse Menguy. “Do ponto de vista de TI, adoraríamos ter algo unificado e um software para tudo, então é algo que estamos analisando”, revela.

Para Sestini, estas experiências deixam claro que, nos modelos de trabalho consolidados após a pandemia, o estabelecimento de novas estratégias que garantam à empresa contar com canais de comunicação eficientes, presenciais ou remotos, pode ser crucial para seu crescimento. “Temos trabalhado nesse sentido e mostrado que o Zoom vai muito além e tem sido uma ferramenta estratégica importante para nossos clientes”, afirma.