Microsoft reforça soluções de data center da SONDA

Ofertas conjuntas das duas empresas combinam uma plataforma robusta e escalável, de um lado, com serviços gerenciados de outro.

2:43 pm - 17 de fevereiro de 2022
sonda sonda

A adoção cada vez mais frequente de ambientes híbridos tem feito crescer o uso de nuvens públicas no mercado corporativo. Com isso, cresce também a complexidade dos ambientes e a necessidade de contar com ferramentas de gerenciamento que centralizem e simplifiquem a gestão destes ambientes. Para atender esta demanda, já há algum tempo a SONDA e a Microsoft tem trabalhado em conjunto no desenvolvimento de soluções de data center.

O gerente de alianças da SONDA para a América Latina, Marcelo Reis, reforça que as duas empresas estreitaram o relacionamento nos últimos anos por conta desse movimento. “A SONDA é reconhecida na região por suas soluções, principalmente por sua camada de serviços gerenciados e data center e a Microsoft tem uma das estruturas de nuvem mais robustas do mercado”, afirma, lembrando que é a junção destas experiências que as duas companhias levam ao mercado.

Esta união, segundo Reis, veio do interesse mútuo das duas companhias em contar com parceiros fortes. As empresas já eram parceiras desde 2009 e essa relação tornou-se ainda mais próxima com o advento das nuvens públicas. “Essa junção garante que o cliente utilize a plataforma da melhor forma possível e também agregue benefícios e cuidados necessários na adoção desse tipo de plataforma”, diz.

Por se tratar de uma solução paga de acordo com o consumo, sua adoção em paralelo com uma governança bem feita é mandatória para que a empresa usuária não tenha surpresas. Reis ressalta que o modelo adotado pela SONDA não trata apenas da questão do billing, abrangendo também itens como acesso, segurança e melhores práticas. É com este modelo de sustentação que o time da SONDA está o tempo todo entendendo as demandas de seus clientes e, sempre que possível, buscando agregar novos serviços.

 

Certificação

“A ideia é entregar um gerenciamento bem feito sem deixar de lado oportunidades de apoiar o cliente em inovação com tecnologias disruptivas”, explica. Este objetivo é alcançado graças à manutenção de uma equipe qualificada nas áreas de sustentação, delivery e vendas e formada por meio de treinamentos exclusivos.

Estes treinamentos são fruto de uma série de reconhecimentos da Microsoft. Em 2018, por exemplo, a SONDA conquistou a certificação Microsoft Gold Partner para as competências “Data center” e “Cloud Platform” (plataforma de nuvem). O selo, considerado o nível mais alto de parceria fornecido pela multinacional norte-americana, reforçou a estratégia da SONDA de ser uma provedora multicloud com capacidade e experiência no modelo de nuvem híbrida, trazendo para a companhia duas novas competências para a área de Data Center e Cloud Computing. De 2018 até hoje, a SONDA conquistou mais 11 competências Microsoft e duas certificações de Advance Specialization (Linux and Open Source Database Migration to Microsoft Azure e Windows Server and SQL Server Migration to Microsoft Azure).

Na época, a certificação Microsoft Gold Partner juntou-se ao título de LSP (License Solution Provider) conquistado em 2014 e que permite à SONDA comprar diretamente da Microsoft e revender qualquer tipo de licenciamento, tais como Windows, Office, SQL Server, O365, entre outros. Já em 2016, a parceria foi reiterada com a obtenção do título Cloud Solution Provider (CSP), que possibilita a SONDA revender os serviços de nuvem da Microsoft diretamente para o cliente.

Para Reis estas conquistas demonstram o quanto a SONDA pode contar com ofertas mais robustas e aderentes ao mercado. “A certificação fortaleceu uma relação iniciada com o Centro de Competência Microsoft, no Chile, e replicado no Brasil, reforçando nossa relação a partir do desenvolvimento de novos produtos e soluções e da qualificação dos nossos times técnicos e comerciais”, explica.

Um exemplo é o Managed Azure da SONDA, que oferece uma solução de nuvem pública, baseada na plataforma Microsoft, sem que  os  clientes  tenham  que  se  preocupar  em  administrar,  dar  suporte  e  capacitar  seus  funcionários. Aqui, a SONDA combina as tecnologias da informação e automatização com os conhecimentos de seus especialistas para oferecer serviços de arquitetura, segurança, operações e suporte direto, rápido e local que garante uma ágil e eficaz solução.

Disponível em toda a região, os serviços associados a Managed Azure da SONDA contam com consultoria, que dimensiona e recomenda soluções otimizadas em Azure que atendam às demandas do cliente; implementação, que faz a o lançamento do serviço contratado na plataforma Azure; e administração, com o fornecimento de relatórios orientados para a gestão eficiente do serviço, administração e monitoramento proativo dos recursos  implementados  em Azure e suporte nível 2 e 3, e escalonamento com a Microsoft quando necessário.

Reis explica que, para desenhar cada solução, a equipe da SONDA utiliza o portfólio completo da Microsoft, que é formatado de acordo com o ambiente, o cenário e a demanda. “Com isso, o cliente, quando o assunto é inovação, conta sempre com um parceiro que pode trazer novidades. Levamos nossa experiência em serviços tradicionais, mas destacamos nossa capacidade em soluções inovadoras. O mercado tem percebido que conseguimos cuidar dos ambientes de nossos clientes, mas também criar soluções que tragam benefícios para o negócio dele”, afirma, ressaltando as soluções entregues para clientes nas áreas de Manufatura, Saúde e Finanças, entre outros. “Em todos os casos cuidamos do ambiente de nuvem pública e levamos novas formas de inovar e consumir tecnologia”, conclui.