Leadcomm faz alianças globais e fortalece portfólio contra ransomware

Especialista em segurança digital traz ao país filosofia “Digital Security One Stop Shop”, que facilita acesso a soluções avançadas de cibersegurança.

11:16 am - 14 de março de 2022

Soluções de cibersegurança já fazem parte da rotina das grandes corporações, mas isso não significa que as barreiras permanecem sólidas por muito tempo. É comum que a proteção contra ataques cibernéticos – que se tornam cada vez mais recorrentes na medida em que cresce o uso de dispositivos conectados nas empresas – gere incertezas sobre a sua efetividade. De acordo com a consultoria Gartner, 97% das violações de firewall ocorrem em empresas que já adotaram os controles certos e 95% aproveitam brechas abertas por configurações incorretas.

Em meio à alta demanda por novas soluções e tecnologias para combater ransomwares, entre outros ataques cibernéticos que se tornam mais sofisticados a cada dia, a brasileira Leadcomm tem fortalecido suas operações no mercado por meio de uma reestruturação abrangente e de parcerias com provedores globais.

Referência em segurança digital e único player do Brasil a atuar no formato “Digital Security One Stop Shop”, a companhia tem como missão alavancar a transformação digital das organizações de forma segura por meio de serviços de consultoria. Um movimento que busca identificar vulnerabilidades de forma preventiva e manter negócios protegidos até dos efeitos de uma guerra cibernética, desencadeada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

“Nessa filosofia, a oferta de uma gama completa de produtos, serviços e profissionais altamente especializados vai além da missão de proteger organizações contra ataques cibernéticos e vazamentos de dados. Há também um time de especialistas que apoiam, potencializam e alavancam as áreas de negócios para uma transformação digital segura”, diz Gustavo Nardelli, Diretor de Soluções da divisão Innovative Cibersecurity da Leadcomm.

A Leadcomm possui em seu DNA, visão e estratégia, a identificação e a distribuição, com exclusividade, de soluções inovadoras e líderes de mercado, a exemplo dos portfólios da Illumio, Digital.ai, IBM Security, Checkmarx, SafeBreach, Forcepoint e OneTrust. Um dos pré-requisitos dessa curadoria estratégica é garantir a satisfação de seus clientes com o aumento real da postura e da maturidade de segurança digital do ambiente.

Reestruturação estratégica

Em paralelo a essas parcerias estratégicas, a Leadcomm recentemente também implementou avanços importantes nas suas operações. Desde a chegada de Ilton Duccini (ex-CISO da Telefônica/Vivo) ao posto de CEO em abril de 2021, a companhia deu início a uma reestruturação focada em ampliar as vendas do portfólio, além de intensificar ainda mais o seu foco na área de cibersegurança.

O resultado foi uma nova divisão interna em quatro unidades de negócios, todas elas sob o guarda-chuva de Aldo Carvalho, CRO (Chief Revenue Officer) da Leadcomm:

  • IBM Security, que concentra as atividades que tornaram a Leadcomm o maior parceiro brasileiro de security da IBM nos últimos três anos, sob a direção de Aldo Carvalho;
  • Value Stream Management (VSM) & Digital Transformation, em parceria com a também norte-americana Digital.ai, detentora da melhor solução do mercado de VSM (conceito que gera valor aos negócios pelo desenvolvimento de software), sob a direção de Jhonny Telles;
  • Consultoria & Privacidade, que inclui todos os serviços de consultoria ligados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações, além de soluções de gestão de privacidade e Data Loss Prevention (DLP), sob a direção de Marcos Freitas;
  • Innovative Cibersecurity, responsável pela aliança com a Illumio e também SafeBreach, Checkmarx, ZeroFox, Crowdstrike e outras soluções de inovação, sob a direção de Gustavo Nardelli.

Uma das mais recentes alianças estratégicas da Leadcomm foi firmada com a norte-americana Illumio, líder em segmentação ZeroTrust e cibersegurança para datacenter e ambientes cloud. Esse movimento trouxe ao país as soluções CloudSecure, que ampliam a visibilidade sobre ameaças com base em avaliação de risco e contenção de ransomware.

Companhia de capital privado fundada em 2013 na Califórnia (EUA) e membro da lista Forbes Cloud 100 em 2019, a Illumio atua para impedir que brechas de segurança se tornem verdadeiros desastres cibernéticos. Para isso, possui em seu portfólio tecnologias voltadas a ampliar a visibilidade e proporcionar segmentação para endpoints (dispositivos conectados à rede), datacenters ou ambientes baseados na nuvem.

Uma analogia simples ajuda a explicar o conceito de microssegmentação, aplicado pela Illumio para impedir a movimentação lateral de ameaças causadas por phising, malwares e ransomwares: é mais fácil atravessar a fronteira entre México e EUA do que invadir um arquipélago (como Angra dos Reis, que possui 365 ilhas).

Parcerias com outros líderes globais

Outra parceira estratégica da Leadcomm é a Checkmarx, uma plataforma israelense de testes de segurança de aplicação. Com a missão de capacitar os desenvolvedores das organizações a fornecer software seguro com mais rapidez, a empresa conta com uma carteira de mais de 1.400 clientes, incluindo 5 dos 10 principais fornecedores de software do mundo e nomes que integram a lista Fortune 500, como SAP, Samsung e Salesforce.

Também presente no portfólio da Leadcomm, o SafeBreach é uma solução que detecta erros de implementação de tecnologias, valida o funcionamento das suas medidas de segurança e simula ciberataques para minimizar riscos. Para isso, a plataforma simula até 12 mil métodos de ataque, 24 horas por dia, 7 dias por semana pela perspectiva de um hacker, permitindo validar os controles de segurança implementados e identificar possíveis cenários de ameaças.