Inbound Marketing: Como captar mais leads e aumentar suas vendas?

A seguir, vamos aprofundar no tema e explicar como essa forma de conquistar leads pode alavancar seus resultados, aplicada de forma correta. Confira!

por Akna
5:10 pm - 14 de janeiro de 2020

O que é Inbound Marketing? Quais as vantagens de investir?

Inbound Marketing, ou Marketing de atração, é um tipo de estratégia que visa atrair e converter leads utilizando conteúdo relevante. É sobre uma empresa/marca criar e compartilhar seus conteúdos, captar novos leads, gerar interesse em públicos personalizados e segmentados e então ocorre a desejada conversão.

Ao contrário da clássica publicidade que apela pela atenção do consumidor, seja interrompendo um lazer como um programa na TV ou em chamadas apelativas de anúncios, aqui o consumidor se sente atraído pelo conteúdo. Por isso o Inbound Marketing é considerado tão poderoso nos dias atuais, em que o público está diferente e busca por outros tipos de interesse nas empresas.

Mais que aumentar tráfego, seus números vão crescer quanto a leads potenciais, não apenas em visitas ou cliques. Você também conquistará mais atenção, pois ao entregar conteúdo de qualidade, o público estará mais aberto e disposto a receber e querer suas soluções a respeito do seu produto ou serviço.

Reduza também o tempo do seu ciclo de vendas, já que, com Inbound, o tempo que a sua empresa leve desde o primeiro contato até o momento da decisão de compra diminui. Tais ferramentas também te ajudam a economizar. Optar pelo Inbound sai mais barato que formas tradicionais de publicidade e, sobrando recursos, você investe o dobro em algo que terá um retorno mais tangível. Sem comentar que você pode acompanhar os resultados de perto, ajustando como precisar em tempo real. Vantagem não falta.

Quais conteúdos oferecer no Inbound Marketing?

Tudo vai depender de em qual fase do funil de vendas o seu lead se encontra, em que cada uma define qual conteúdo deve ser direcionado ao público.

  1. Topo do funil: Nesta fase, o público ainda não tem certeza do que busca. Você deve ajudá-lo com um conteúdo que o ajude a descobrir, como em posts de blogs, redes sociais, vídeos, infográficos e afins, como caráter mais informativo, sem citar suas soluções como empresa.
  2. Meio do funil: Aqui o público já entendeu que tem uma dor e deseja solucioná-la. Conteúdos mais avançados podem ser entregues, como e-books, webinars, e-mails segmentados e afins, ainda sem citar suas soluções como empresa. Nessa etapa é possível começar a captação de leads, por meio de formulários ou Landing Pages onde você disponibilizará um material rico em troca. Após gerar tais leads, deve-se criar fluxos de nutrição e manter o interesse ativo.
  3. Fundo do funil: Depois de nutrir seus leads com materiais de qualidade e gerar interesse, é hora de apresentar as suas soluções. Dentre as ações que podem ser feitas estão Landing Pages específicas, demonstrações e testes com seus produtos e serviços por tempo limitado. Aqui é o momento de decisão de compra do lead, portanto alinhe com toda a equipe de vendas para convertê-lo no momento certo.

 

Como fazer Inbound Marketing na prática?

Você pode criar fluxos de comunicação (workflows) para interagir com os leads, oferecendo materiais para os cadastrados ou fazendo projetos mais sofisticados com mensagens sequenciais.

Conquiste mais leads através de ferramentas de busca e mídias sociais, definindo suas ações nesses meios e direcione os leads para o fluxo de comunicação criado. Para isso, basta integrar a automação com seu formulário ou criar uma Landing Page. Para convertê-los, existem vários recursos disponíveis, como segmentação comportamental avançada e remarketing, para movimentar seus leads seguindo os critérios que você criou no fluxo de comunicação.

_

A partir do momento em que se tem o controle sobre a jornada do seu lead, você aumenta as chances de vender mais. Para isso, é ideal ter acesso aos melhores recursos de Inbound Marketing, como a plataforma mais completa de automação do mercado: a Akna. Tenha acesso a recursos de automação, gerenciamento de anúncios, criação de Landing Pages para captar novos contatos, segmentá-los e oferecer conteúdo de qualidade, visando a conversão. Fale com a Akna e veja como podemos ajudar você a gerar mais leads e convertê-los. Entre e saiba mais!