IBM, Hortonworks e Pivotal se unem para plataforma de big data em Hadoop

Aliança vai facilitar integrações e suportar um conjunto de ferramentas orientadas a grandes volumes de dados

12:35 pm - 18 de fevereiro de 2015

Grande provedores de soluções de big data se uniram para especificar uma plataforma unificada com base em Hadoop. A iniciativa, batizada de Open Data Platform, traz entre seus membros nomes de empresas como IBM, Hortonworks e Pivotal.

A aliança tem a missão de identificar versões específicas e suportar um conjunto de trabalho focado em grandes volumes de dados. A expectativa é que isso reduza o esforço na construção e manutenção de sistemas de análise de dados complexos baseados em Hadoop.

“À medida que o valor de negócios do Apache Hadoop ganha reconhecimento por parte das empresas, cresce a necessidade de ambientes rigorosamente testados, consistentes e bem definidos providos por um ecossistema sólido”, comentou Raymie Stata, CEO da Altiscale, em comunicado. A ideia é que o grupo crie uma base comprovada de soluções de classe corporativa.

O código base para o Hadoop é gerenciado pela Apache Software Foundation e, assim como o que ocorre no mundo Linux, é empacotado por múltiplos vendors em distribuições comerciais. Muitas dessas versões não são compatíveis entre si.

O cenário fica mais complexo ainda devido ao número de outros sistemas paralelos, como Hive, Ambari e ZooKeeper, que podem pegar trabalhos integrados ao Hadoop.

Com o estabelecimento de uma biblioteca base comum, o Open Data Platform alinhará os processos permitindo melhor compreensão sobre quais tecnologias, e quais versões dessas tecnologias, trabalham melhor umas com as outras.

Tal modelo de organização possibilitará integração mais simples, bem como será mais simples que sistemas rodem componentes dentro das plataformas.

Além de IBM, Hortonworks e Pivotal, outras companhias assinaram o acordo da iniciativa. Entre elas estão General Electric, Infosys, SAS, Altiscale, Capgemini, CenturyLink, EMC, Splunk, Verizon Enterprise Solutions, Teradata e VMware.